08 agosto 2009

Missão: Cabo Verde

Oi pessoas!!
Primeiramente é uma honra escrever no nemmeligue, to me sentindo! o//
Durante vinte dias eu vivi na pele de um caboverdiano, e isso mudou minha vida de verdade.

No norte do continente africano existe um país composto por 10 ilhas q se chama Cabo Verde, sua capital é Cidade da Praia, 30 minutos de lá tem uma vila chamada Pedra Badejo - foi lá onde morei nessas férias.
Apesar do nome q tem o país, é dificil ver algo verde lá, em razão da falta de chuva. São montanhas e vales cor de terra, mas q tem sua beleza. Daí vc já deduz a pobreza da produção agrícola.

As pistas (qnd tem pista) parecem um tapete. E as praias são lindas =] e não, não tinha safari =/
Os produtos do mercado são todos importados, principamente de Portugal (q é vizinho), Holanda, Espanha e tbm Brasil (produtos nestlé principalmente); até msm a água potável é importada. Os carros são europeus tbm, mas ñ é qualquer carro não, é coisa chique msm tipo Hilux. E todos os taxis são Corollas (todos msm!!). Nas ruas as mulheres vendem roupas e algumas poucas verduras. Parêntesis para as roupas e sapatos (são todas de marca: Lacoste, Adidas, Nike, Dolce & Gabana, e outras q nem conheço..) Acho q eles recebem estes produtos como doação e revendem depois, e é bem baratinho!!





As casas são feitas de bloco de cimento, sem pintura, com dois andares e uma laje que serve como criadouro de animais, principalmente porcos. Um dia de madrugada (5:30 a.m.) meu vizinho resolveu sacrificar seu porco pra vender na feira (cujo açougue consiste numa árvore de tronco robusto onde a carne é pendurada), o porco gritou muito, mt mesmo.. não foi legal.
Muitas pessoas ñ tem banheiro em casa, e mts casas são abandonadas, em ruínas.. nessas últimas as pessoas fazem caquinha.



As pessoas são simpáticas, te cumprimentam na rua! Pra eles toda pessoa de pele branca é rica, te pedem tudo. - Você tem outra blusa desta? -Me dá sua pulseira? (meio constrangedor =S).
O idioma oficial é o portugês, os q frequentaram a escola sabem falar inglês, espanhol e francês (éé são poliglotas!!). As crianças e os idosos em sua maioria falam o dialeto local que é o crioulo (uma mistura de port + ingl + fran + etc). Pra vc ter uma idéia, qnd perguntam se vc está "fish" (q a gente sabe q significa "peixe" em inglês) eles querem saber se vc está "bem", ou "legal".
Uma coisa engraçada: se alguém em Cabo Verde perguntar se vc "mata porco", sinta-se ofendido! "No Brasil essa expressão pode ser traduzida como "afogar o ganço", "molhar o biscoito" ou coisa do gênero! =}

Lá nem todo dia tinha energia elétrica, nem todo dia tinha água... Voltei de lá mais grata pelo q tenho e amando mais nosso Brasil. Reclamando menos.. Kra aki em Brasília se vc quiser pode até beber a água da torneira de tão boa q é! Sabe aquela preguiça de ir de pé até a esquina, ou no comércio mais próximo!? Não tenho mais! Eles são felizes com tão pouco!! Pouca comida, pouca roupa, pouca tecnologia, pouco conforto, sem shoppings centers ou restaurantes.. Pq não poderíamos tbm!? Mais gratos entende!??



Seja feliz pelo q vc é, e agradecido pelo q vc tem! É um desafio.

P.

Priscyla também é estudante de Relações Internacionais

10 comentários:

  1. precisamos realmente ser mais grato por td que Deus deu. Hj mesmo, eu beijei o Bubble (meu carro).

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Priscyllaaaaaaa!
    Amei, chorei tbem!
    Realmente deve ser uma experiencia que muda a nossa maneira de ver as coisas...
    Nada como agradecer por tudo, e por esse brasilzão lindo que DEUS nos deu!
    ;*
    L.

    ResponderExcluir
  3. q lindoooooooooooo!!!! imagino q isso deve ter mudado e muito a sua forma de ver as coisas!!!
    adorei o post se sinta convidada a escrever posts aqui qd vc quiser!!

    teh
    D.

    ResponderExcluir
  4. Gostei de ver meninas! Vcs estão podendo héin internacionalistas? Uma foi para a França, a outra para Cabo Verde... Tô com invejinha de vcs!

    Ahhh gostei de saber mais da cultura caboverdiana. Quero correr para lá para comprar esses calçados de marca boa baratinhos.

    Parabéns pelo post! Muito bom!

    =D

    ResponderExcluir
  5. Ahh que viagem mais legal, menina! Assim...diferente do que a gente geralmente v.

    Amei o retrato que vc fez de lá, um contraste entre produtos "caros" e pessoas "simples"...o mundo é bem assim né?!

    Mas sério o que mais gostei foi vc dizer que voltou amando mais o Brasil, a gente as vezes fala tão mal dele...e não tem noção de quanto lugar pior (no sentido de qualidade de vida) tem por aí!

    Beijinhos

    Por Samara Correia

    ResponderExcluir
  6. Ainda vou aprender a parar de reclamar Prii, vc vai ver!

    Adoreeeei o post e sempre que quiser, as portas do nem me ligue estarão abertas p. vc =DD

    Beeeijo

    ResponderExcluir
  7. Brigadão msm galera! É bom compartilhar essa experiência com vcs! ÉÉ Samara.. a gente vive num pedaço do paraíso e ñ sabe! Mt thanks a tds =] Saudades Deniseee =X

    ResponderExcluir
  8. Post lindo.,...

    Prometo voltar...

    Abraço de Portugal...

    ResponderExcluir
  9. Eu não sou jornalista, mas quero vir a ser um dos melhores, para isso é preciso trabalhar...

    Vou-te seguir no blog...

    Beijinho

    ResponderExcluir
  10. Poxa que lindo essa sua missão amiga Pity. =D
    Bom, apesar de suspeita e ja conhecer sobre o que foi feito lá, adorei as belas palavras que você descreveu a sua experiência na África amiga.

    Que Deus continue te abençoando.

    Beijão parf as meninas do blog!

    P.S.: Adorei o blog de vc , mto fofoo! *_*

    ResponderExcluir