22 novembro 2010

L'Homme-Grenouille

No final do ano é exibido na França uma versão nacional do programa "Qual é o seu talento?" (La France a un incroyable talent). Nesse ano essa pessoa do vídeo resolveu mostrar seu super talento!




choquei!!

14 novembro 2010

É... Não foi dessa vez


Hoje as 8h da manhã eu estava de pé e ligada no 220 p. assistir a partida entre Brasil e Rússia pelo Mundial de Vôlei Feminino. A partida deveria começar as 8h30, mas teve atraso de 5 min pq a partida Japão X EUA demorou tempo demais e ainda deu a medalha de bronze para as nipônicas.

Então 8h35 começa o 1º set e o Brasil tava com uma vontade que eu pensei é hoooje que vai rolar um 3X0 p. cima dessas branquelas (Y)
Mas aí apareceu no jogo uma moça alta com 2,12m chamada Gamova e acabou com o nosso sonho e transformou o meu 3X0 em um amargo 2X3.

Esse podia ser o resumo do que foi o jogo... Porque quando parecia que as Russas estavam abaladas emocionalmente e não iam mais reagir, a Gamova ia lá e engatava um monte de pontos. Isso quando não aparecia a levantadora delas no saque e desequilibrava toda a recepção brasileira.

Foi um jogo difícil, as meninas jogaram muito bem, mas ainda não foi dessa vez daqui a quatro anos torcerei mais uma vez para que a final seja entre Brasil e Rússia só p. ter o prazer de ver o meu 3X0 x]


Ainda no quesito esportes de domingo, na fórmula 1 o grande campeão do campeonato desse ano foi Sebastian Vettel [se pronuncial Fétel, pq no alemão V tem som de F. Não acreditem no Galvão =D] o mais novo campeão mundial, com 23 anos 4 meses e 8 dias (Y) [Tirou o trono do brazuca Emerson Fitipaldi :/]

Ele arrancou a taça da mão do mais que arrogante Fernando Alonso e isso valeu a pena ver, principalmente pq o moço ainda foi mau perdedor e ficou reclamando do Petrov que dificultou a vida dele e não cedeu as pressões de ultrapassagem... [Eso es muy feo chico!] A Ferrari teve uma dupla derrota, pq além de não ter ganho nas pistas, não ganhou o mundial de construtores, que ficou com a RBR.

Será o fim da hegemonia da scuderia italiana?


Pensando nisso eu lembro coomo é fácil aplicar Relações Internacionais a F1...
Imagine que o campeonato representa o sistema internacional, cada corrida nos remete aos embates com os quais os países se defrontam quase que diariamente seja na OMC, no Conselho de Segurança da ONU, na OTAN, e as negociações fora de organizações intergovernamentais como a própria briga cambial deflagrada entre EUA e China recentemente e que tem sido assunto qse que diariamente nos noticiários.
Depois vincule a imagem da Ferrari a dos EUA, com todo poderio que tem e por tudo o que ela representa F1. Imagine ainda que a RBR [Red Bull] esse ano e também a McLaren representam a imagem dos países que de alguma forma ameaçam a hegemonia dos EUA, a primeira pode ser a China e a segunda a União Europeia [UE]. Ainda dá para pensar que aquelas equipes menores que os carros quebram em todas as corridas podem ser comparados aos países da África...

PRONTO, já dá para aplicar tudo o que nós aprendemos na faculdade ao campeonato desse ano. Ainda está meio sem sentido, mas a realidade é que, com o passar dos anos os EUA continuam como o grande hegemon do mundo, mas os países como um todo estão menos dependentes dele hoje do que eram a alguns anos atrás. A globalização [Olá meu TCC] deu mais poder a outros atores das RI que não o Estado e os EUA está sendo atacado de diversas formas, tanto internamente pelos sindicatos, ONGs e empresas transnacionais quanto externamente pelas organizações interestatais e as empresas de outros países. Além disso, outros países tem ganhado destaque no cenário internacional e seu rápido crescimento está tirando o sono dos EUA, que se vê ameaçado por eles, mas ao mesmo tempo precisa se aliar a eles para que a coisa não degringole de vez.

Na F1, a Ferrari também não é a mais forte da F1 como era antigamente, a perfeição que era vinculada a sua imagem já foi jogada para escanteio nos últimos dois campeonatos e o Felipe Massa tem sido a principal vítima dos erros mais grotescos cometidos pela equipe. Com todos esses elementos já dá para colocar a imaginação para funcionar e caso queiram conhecer um pouco mais de Teoria de Relações Internacionais recomendo os livros:

- Os 50 grandes estrategistas nas Relações Internacionais [Martin Griffiths]
- O paradoxo do poder americano [Joseph S. Nye Jr.]
- A globalização e seus malefícios [Joseph Stiglitz]

Os livros são muito bons =D
Sem mais delongas...

Câmbio, desligo.
A.

13 novembro 2010

A volta dos que não foram

Não tenho palavras para descrever a saudade que eu senti de escrever aqui.
Sei que sou uma apaixonada por Relações Internacionais, mas tem uma hora que ficar bitolada no mundo cansa. E eu estou exatamente nesse momento de cansaço.
Passamos por tempos negros, sem tempo de dar uma olhada no que acontecia na blogosfera e sem poder passar nossas impressões do mundo. Apesar de que no twitter eu falei freneticamente sobre tudo o que deu na telha, mas ainda assim não é a mesma coisa x]

É esse ano muitas coisas aconteceram, nós passamos por um semestre muito PHÚÊDA na faculdade e sobrevivemos [é, existe vida após o 5º semestre de RI xD] não sem feridas, mas passamos para o 6º semestre e agora que tá acabando tive a certeza de que o vazio pós-universidade já começa a tomar conta de mim. Ontem quando fui fazer a pré-matrícula e já peguei TCC I eu vi o início do fim... É estranho, SÉRIO x] Mas eu tenho que parar de sofrer por antecipação =D

Além disso, teve eleições e eu votei pela primeira vez, olha só que mágico. Dava p. ter escrito um belo post aqui, mas passou e agora nem tem mais graça né?!
Xinguei muuito a Weslian e falei tudo o que eu achava sobre a incompetência dela. Tá td no twitter [sim, sou twitteira e não nego xD].
No fim, deu Dilma, Agnelo, Cristovam, Rollemberg e uma porrada de deputados incluindo os que eu votei =]

Teve copa do mundo e o primeiro título mundial da Fúria, que foi muito merecido por sinal.

Uma série de conflitos pelo mundo, o Brasil assumindo a presidência pro tempore do Conselho de Segurança da ONU e do Mercosul simultaneamente [tudo agorinha ó], uma guerra cambial iniciada por EUA e China... É muitas coisas aconteceram e continuam acontecendo, ainda bem =D

Estava precisando falar de tudo e nada ao mesmo tempo como só o NemMeLigue me permite.

E não sei escrever um fim para esse post xD
Então é:

Câmbio, desligo ;]
A.