27 fevereiro 2011

O símbolo do Soft Power

Essa noite a twitterland está em cólicas por causa do Oscar e meniiino vou dizer que não sou a maior aficcionada por cinema, mas o que é o poder que ele tem sobre as pessoas do mundo?
OMG, é muuuita loucura pensar nisso. Se Hollywood não fosse tão forte porque a Índia criaria Bollywood p. superar a marca de produção anual de filmes de seu parente americano? Se o Oscar [e por consequência o cinema americano] não fizessem a diferença no mundo, porque os críticos de cada lugar esperariam o ano inteiro para lançar suas opiniões sobre os filmes? Porque estilistas dariam um braço para ver uma de suas peças no corpinho de alguém do Red Carpet?

Isso, queridos leitores, se chama Soft Power, nós já falamos desse conceito aqui uma vez, mas vale recapitular. Esse poder brando é a forma que os Estados tem de disseminar sua cultura pelo mundo e fazer com que os outros Estados não apenas se sintam obrigados a aturar uma hegemonia [no caso, os EUA], mas queiram de fato fazer parte do círculo de BFF da potência, simplesmente porque ela é MARA.
Alguém aí tem dúvidas de que a cultura dos EUA chega a quase todos os cantos do mundo? [Ainda acho que a crise do Magreb foi iniciada por culpa do Iphone/Ipad dos turistas que visitaram aqueles países #falei].

Que Mc Donald's, Hollywood, Jeans e All Star são tendência no mundo, todo mundo sabe, mas pra quem vai a torcida na noite de hoje?
Já saíram vários resultados e 'Inception' e 'The King's Speech' estão levando a maioria dos prêmios p. casa. Nem sempre os filmes que levam o oscar são os merecedores de fato, mas DÁ NADA! O que importa é a festa x]

De todos os filmes não sei quais assisti, mas minha figa [e a da torcida do flamengo] vai para Natalie [gravidíssima] Portman. O que é a atuação dela em Cisne Negro? NÃO TEM COMO superá-la, não este ano pelo menos. #PRONTOFALEI

O filme é meio chocante a primeira vista, mas depois que você digere tudo até dá p. ver de novo.
Apesar de que as loucuras da Nina me deixaram com medo de verdade, foi muita adrenalina p. mim. Principalmente naquela cena com a mãe dela na véspera da apresentação. Vééi, quase morri com ela virando cisne :x [Sim, eu me impressiono facilmente com as coisas]
Maas, mesmo com o susto nada tira o mérito dela.

Natalie, você merece =]


NemMeLigue,
A.

26 fevereiro 2011

Será que Freud explica?

Estava eu aqui a assistir o JN e eis que a primeira frase da âncora é:
'O presidente dos EUA diz que Kadafi deve sair do poder imediatamente'.

Calma, se essa frase não fez nenhum sentido p. você, eu posso explicar.
Logo no início do ano, a população de um país africano, chamado Tunísia, resolveu se revoltar contra o seu presidente e fazer protestos até que ele saísse do poder. Pouco tempo depois, uma galera do Egito resolveu fazer a mesma coisa, já com ampla cobertura da Mídia, com direito a filmagens na praça Tahrir e revolta geral da nação quando nosso a[ini]migo Mubarak fez um pronunciamento em rede nacional dizendo: 'Daqui não saaaio! Daqui ninguém me tiiiira!' E [puf] deixou o poder nas mãos das Forças Armadas no dia seguinte.
Agora, a bola da vez é a Líbia, e o moço com cara de psico [vulgo: Kadafi] não quer largar o osso de jeito nenhum MESMO. Como eu sempre digo, ditadura pouca é bobagem.

Não tenho conhecimento suficiente sobre o sistema político da Líbia para dizer que foi o povo que escolheu o Tio Kadafi ou se ele que se escolheu, colocou o turbantinho na cabeça e disse: O Estado sou eu. Mas posso dizer que independentemente disso, os teóricos de Relações Internacionais devem estar se revirando na tumba por causa das respostas da comunidade internacional a esses acontecimentos de ordem interna.

Existem dois conceitos importantes para as Relações Internacionais: soberania e legitimidade.
A soberania tem duas acepções, a primeira é a de que ela é o próprio poder do Estado tanto interna quanto externamente. A segunda é a de que a soberania pode ser entendida como a supremacia do Estado dentro de suas fronteiras e também como a independência que o Estado tem perante os outros membros da comunidade internacional. No fim das contas, os dois significados dizem a mesma coisa, mas isso a gente não sai dizendo por aí, ainda mais quando não se é teórico de RI. #fikdik
Já legitimidade é um conceito mais complicado que traz mais discussões, mas no sentido do governo Kadafi podemos dizer que o governo legítimo, é aquele que é reconhecido pelo povo [afinal, Estado = Povo + Território + Governo. Siiim, REL tem equação também xD] e pelos outros Estados do sistema.

Seeendo assim, sabendo que o Kadafi é soberano no território dele e que não tem legitimidade para permanecer no poder posso dizer que a situação é TENSA, querido leitor, MUITO TENSA. Ainda mais quando o país em questão é membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU [que foi indicado ao cargo por mais que o dobro de votos necessário para ser eleito] e durante essa semana virou RÉU da mesma comissão. A situação piora um pouquinho mais quando o governante do país em questão ainda faz questão de dizer p. o mundo que tem controle sobre o Estado sendo que para tentar manter essa aparência ele tá MATANDO uma porção de gente.
Bom, a situação é realmente complicada, mas ainda sim [e só agora chego ao motivo que me levou a escrever este post. Acho que tô aprendendo com o Zeca Camargo :x] até que ponto esse é um problema que deve ser resolvido internamente ou deve transpassar as fronteiras do Estado nacional?
Eu me pergunto, mesmo sendo ditador o Kadafi é soberano? Onde começa e termina a soberania? Até onde os Estados-membros da ONU podem sair por aí dizendo quem deve ou não permanecer no poder DENTRO de um país?
Cada dia mais eu me convenço que uma questão internacional nunca é igual a outra, tudo muda, até em revoltas que são aparentemente iguais... Talvez a culpa de tudo isso possa ser jogada em cima da globalização que aumentou a velocidade do fluxo de informação e fez com que todo mundo soubesse de tudo em tempo real, sem dar um tempinho para o Kadafi aniquilar todos os revoltosos antes que isso chegasse de fato na boca do povo. É bizarro? Sim, mas já aconteceu com Milosevic [Lê-se: Milózêvit, e deveria ter um acento circunflexo invertido no C] na Iugoslávia, com Saddam Hussein no Iraque, etc... A diferença é que a gente só ficou sabendo que houve revolta contra o governo quando os insurgentes já estavam devidamente mortos e o governante corretamente [ou não] mantido no poder.
O Kadafi está quase perdendo para a Globalização e deveria ter pensado MUITO bem antes de entrar na Comissão de DH da ONU #FALEI
A confusão é tão grande que eu não sei nem se Freud poderia explicar isso. Talvez a culpa não seja da mãe #ops

Bom, o Conselho de Segurança vai tentar aprovar um pacote de sanções econômicas para forçar o Ka a largar o osso, mas aaacho que vai ser difícil hein?!
Aguarde o desenrolar dos fatos e tire sua próprias conclusões, não se esqueça também que para incrementar a onda de protestos da região do Magreb [outro nome que pode ser dado ao norte da África, aprendi como Renan =D] falta o povo se revoltar contra o governo da Argélia e de Marrocos [o que eu espero que NÃO aconteça, chega de mortes e violação dos direitos humanos].

Assim me despeço,
A.

06 fevereiro 2011

O início de uma saga

É sabido [acho muito engraçado usar verbos no particípio xD] que na última terça-feira o STF reabriu para continuar a julgar Ações de Inconstitucionalidade, Recursos de última instância, etc, etc e etc...

Mas afinal, porque a solenidade de abertura é tão importante sendo que ela acontece todos os anos?
A resposta é muito simples, primeiro porque essa é a primeira solenidade do judiciário que a Dilma participou como presidente. Segundo [e mais importante] porque o STF está desfalcado desde agosto do ano passado quando o ministro Eros Grau se aposentou e, para quem não sabe, os ministros da corte são escolhidos pelo presidente em exercício, que no caso era o Lula, mas ele resolveu deixar a árdua tarefa para a companheira de partido [DUVIDO que se o Serra tivesse ganhado ele teria deixado de indicar o ministro, mas isso não vem ao caso].
Sendo assim, a nossa presidente por livre e espontânea pressão indicou Luíz Fux para ocupar o cargo.
Digo livre e espontânea pressão, porque o discurso do presidente do STF [sim, o Peluzzo] foi bem curto e demonstrava basicamente os riscos de se ter a principal corte de justiça do país funcionando com um ministro a menos [sim, ele estava falando dos empates do Ficha Limpa].

Entretanto, queridos leitores, muita ATENÇÃO, porque ele não é, de fato ministro ainda. Ele foi indicado para o cargo o que significa que passará por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e depois seu nome terá que ser aprovado em votação pelos senadores. Ou seja, se o nome dele for vetado pelo congresso a Dilma vai ter que escolher outra pessoa.


O Luíz Fux é ministro do STJ e é justamente isso que conta a favor dele, porque como a escolha de ministros do STF é basicamente política, ser um juiz de carreira faz com que você tenha mais credibilidade na hora de defender o voto.
Não tenho muito mais a dizer sobre o assunto, até porque eu nem sabia quem era Luíz Fux x]
Mas agora é só ficar de olho para ver se ele vai conseguir passar pelo Senado =]

Besos,
A.

Ano novo, nem tudo novo

Muitos acontecimentos políticos agitaram essa semana. Além da continuação da novela Mubarak, aqui no Brasil houve a reabertura do STF e do Congresso Nacional, que deu MUITO o que falar.
Como diria meu BRÓDER Jack, o estripador: Vamos por partes [#FAIL]

Dedicarei esse post aos acontecimentos do Congresso, deixarei os outros assuntos para outros posts porque senão esse vai ficar do tamanho do MUNDO x]

Na última terça-feira o Congresso reabriu e aconteceu a tão conhecida cerimônia de posse, tanto dos Deputados quanto dos Senadores. Depois, como de costume a cada dois anos, os representantes das casas votaram para escolher os novos presidentes.
Pois bem, no senado havia dois candidatos: José Sarney [QUE SURPRESA!] e um moço do PSOL [que só se candidatou para reforçar o fato de que aquele era o ÚNICO partido que não apoiava a candidatura do nosso querido bigode].
A maior surpresa de todos os tempos foi saber que o digníssimo ex-presidente da república foi reconduzido ao cargo para mais um biênio. Bom, partindo do princípio que ele é um dos homens mais fortes da casa a bróder Dilma não se pode dar ao luxo de perder o apoio dele no Senado, portanto os gritos de #forasarney que ecoaram via twitter, foram nada mais nada menos do que [mais] uma manifestação descabida.
Nada contra a liberdade de expressão e nem a favor do bigode, mas levando em consideração a atual conjuntura da situação, quem seria o presidente do senado se não fosse ele? O Cristóvam Buarque? Claro que não, se ele tivesse oito votos que nem o moço do PSOL eu acharia muito.
Para fazer pressão tinha que ir lá pra porta do congresso e fazer uma manifestação de verdaaade com cartazes e tudo para mostrar que o povo não queria que o Sarney fosse reeleito. O povo tem que ficar atento aos mais de 70 deputados que votaram nele para poder falar: NÃO voto em você daqui a 8 anos, seu safado!
Ainda acho que a maior sacanagem de todas foi ter que ouvir o José dizer que ele não queria se candidatar a reeleição e que isso tudo foi resultado da movimentação da própria casa e do partido dele. NÃÃÃO, não foi isso, o que aconteceu é que todo mundo tem o rabo preso com ele e a melhor opção para não sair chamuscado é fazer o que ele quer.
As vezes eu acho que os brasileiros só vão dar atenção a política quando um presidente decretar estado de sítio e fechar o congresso ou quando houver um golpe por parte da oposição, mas tudo isso é claro depois de MIL anos de ditadura e opressão [#EgitoFeelings].

Depois dessa NÃO surpresa, surgia uma maior ainda na câmara dos deputados com a escolha de Marco Maia para a presidência da casa. O deputado estava em exercício no cargo desde quando Michel Temer pediu licença para a corrida presidencial. Ele teve o apoio de mais da metade dos deputados da casa e era o candidato da base governista, portanto as votações do congresso tendem a ser bem favoráveis a atual presidente. Ao contrário do que vem acontecendo em outros parlamentos do mundo, onde os legisladores são em sua maioria oposicionistas ao governo.

Meu caro leitor, a nossa política é uma caixinha de surpresas [#FATO]. Não tem como fugir dos efeitos que ela causa sobre a sociedade e, no entanto, muita gente ainda insiste em fugir e dizer que nesse campo em especial tudo se resume a corrupção. Engana-se quem não vê as engrenagens que movem esse complexo relógio e é uma pena que tantos escolham fechar os olhos para ele.
A certeza que fica é que 2011 já começou, mas nem por isso as coisas mudaram. Acho que alguém não tá cumprindo com as promessas da listinha de fim de ano... Cadê a renovação?

Besos,
A.

04 fevereiro 2011

Karl Lagerfeld and ...


Baptiste Giabiconi, mas quem é esse?

já faz um tempo q o todo poderoso da Chanel elegeu Baptiste seu namorado "muso", desde então, o garoto de 21 anos passou a ser o principal modelo da marca e não só isso, estrela diversas campanhas de outras grifes e recentemente inventou q ia ser cantor Jesus Luz.

De acordo com Lagerfeld 77 anos , o moço é " uma versão de Gisele Bündchen: magro, magro, mas com um corpo atlético - bom para roupas e ótimo sem roupas". Preciso dizer mais?





O clipe do "muso":




Num sei pq tive um sentimento New Kids on the Block ... mas vamos combinar q o Baptiste como cantor é um ótimo
-->aproveitador modelo.





01 fevereiro 2011

Ao ócio com amor

Preparei minha lista dos meus Top 5 porque não tô morta.
And the nominees are:

Na posição de número 5 temos um negro lindo (PARANGOLÉ, 2010) que atende pelo nome de Will Smith, totalmente conhecido por estar em diversos filmes Blockbuster. Ganhador de Grammys e milhões. Só perde ponto por estar na Cientologia, mas eu perdoo pq ele nao comeu a placenta da propria mulher. EW.


Gerard Butler aparece na quarta posição. Homem barbado? TODAS GRITA




O que é o filme 500 dias com ela gente? De lá sai o cara número 3. Joseph Leonard Gordon-Levitt estava no filme que também amo 10 coisas que odeio em você e no filme que concorre ao oscar A Origem. Ele tem cara de nerd, dá vontade de apertar



Alô você que também morre de amores pelo viril Christian Bale, tamo junta(o). Até fazendo careta este homem é lindo COMOFAS?



A medalha de ouro vai para um galego sedutor de 42 anos que fez faculdade de Direito em Yale e ajuda pessoas (os outros devem ajudar também, mas eu nao ligo). Edward Norton, SEU LINDO. Se nunca tiverem visto nenhum filme, recomendo, nessa ordem, Clube da Luta (filme favorito), Despertar de uma paixão e Uma saída de mestre.










bom sonhar né, minha gente?

E agora, Mubarak?

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras:


Tive que concordar #FALEI

Besos,
A.