20 agosto 2011

Deu internacionalista no Rondon

Pedi um espaço neste ilustríssimo Blog, mais uma vez, para compartilhar uma experiência muito legal.
Tive a oportunidade de participar do Projeto Rondon durante as férias de julho, e antes de ir não imaginava a grandiosidade do evento. A Operação Tuiuiú do projeto (a que participei) foi realizada no Estado do Mato Grosso, no período de 16 de julho a 1 de agosto de 2011. Teve 20 Municípios atendidos, 396 Rondonistas voluntários e 40 Instituições de Ensino Superior participantes.
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população”. Tem como principal objetivo “contribuir para a formação do universitário como cidadão”.
A minha equipe esteve constituída de 8 estudantes da Universidade Católica de Brasília e 8 da Universidade Metodista de São Paulo, de diferentes áreas do conhecimento,  acompanhados de 4 professores e um sargento do exército que fazia nossa segurança - o conhecido anjo. Fomos para o município de Porto Esperidião, que fica na fronteira com a Bolívia. A miscigenação em regiões fronteiriças e visível, pois a maioria das pessoas tem traços indígena-bolivianos. Além dos imigrantes bolivianos, que lá vivem.
Na primeira semana de trabalho realizamos atividades na zona rural/indígena. Alguns dos meus colegas levaram tecnologias sociais e ideias em favor do meio ambiente, outros realizaram palestras sobre temas da saúde, e ainda outros fizeram diversas atividades recreativas com as crianças.
Agora o que eu, estudante de relações internacionais, fui fazer lá? Filosoficamente falando, fiz um intensivo de Brasil; provei aquilo que lemos e ouvimos falar. Agora  falando em termos práticos (risos), eu fiz uma oficina de compotas e geléias! Siim, ensinei as mulheres a aproveitar as frutas do quintal fazendo conservas para venda, incutindo a ideia de geração de renda. Eu sempre gostei de culinária, só pra constar.
Qnd chegávamos na escola rural de determinada vila, eu e meu parceiro de trabalho procurávamos a cozinha e perguntávamos pras merendeiras que frutas haviam por perto, depois de apanhá-las reuníamos o público para ensinar receitas, e conversar sobre o aproveitamento integral de frutas, por fim, distribuíamos cartilhas da EMATER sobre Conservas (agradecimentos ao Presidente da EMATER/DF pelas doações).
Na zona rural dormíamos em colchões distribuídos nas salas de aula. Na cidade nosso alojamento era na creche, onde novamente espalhávamos colchões, um quarto masculino e outro feminino. Comíamos muito bem, pra tranquilidade de nossas mães.
Na segunda semana permanecemos na cidade e repetimos as atividades na escola do município. Dessa vez fiz uma oficina de adesivos de unha, pintados com tinta de tecido na caixa do leite. Um sucesso!
Encerramos nossa passagem em Porto Esperidião com a Feira Mix, um evento para toda cidade que consolidou tudo o que havíamos apresentado nos dias anteriores e expôs a cultura local. Uma festa com apresentação dos índios chiquitanos, música, desfile e artesanato. 

O que levarei desta experiência serão os sorrisos e abraços gratos das pessoas, os beijos das crianças, a expressão de gratidão e carinho do povo, além dos presentinhos das minhas alunas (docinhos e geléias).
Acredito que tudo isso me ajudou a tornar uma profissional de relações internacionais mais humana, consciente e entendedora de parte dos problemas de fronteira, que são muitos nessa big extensão territorial. O tráfico de drogas e de pessoas, a discriminação racial, a pobreza, a falta de instrução, assim como a corrupção são problemas endêmicos que precisam ser enfrentados.
E ainda posso afirmar com mais propriedade que o Brasil é um país rico, com problemas de distribuição de renda, país de imensa diversidade cultural, solo fértil e cheio de belezas naturais, que conta com um povo trabalhador e sofredor.
A simplicidade tem sua riqueza. Você pode não ter dinheiro a oferecer, muito menos solução para cada problema, mas se você estiver disposto a se doar e amar as pessoas, elas sentirão isso e te amarão de volta. É um ciclo.
Esse retorno que obtive compensa o cansaço, o desconforto, as picadas de mosquito e eventuais problemas de saúde. As amizades feitas foram maravilhosas, a cumplicidade e o cuidado uns com os outros foi incrível. É marcante, inesquecível. Isso é Rondon!

Se você é estudante universitário, desencanado e sem frescuras eu recomendo a experiência!

Nem Me Ligue,
P.
[Primeiro post da P. aqui no blog]

17 agosto 2011

Zara e o trabalho escravo


Caros leitores,
é com pesar que venho por meio deste anunciar a confecção de roupas da Zara por oficinas de costuras utilizadoras de mão de obra escrava contemporânea, proveniente, em grande parte, da Bolívia.

Para todos que são fãs dessa marca (como eu) e amam suas coleções, apesar do elevado preço (as promoções são as melhores) é triste saber que você de alguma forma contribuiu para essa ação criminosa e contrária aos direitos humanos.

Não proporei um boicote as lojas, até mesmo porque sei que não farei isso (e esse blog não é tão poderoso assim, mas um dia chegaremos lá....) , mas não comprarei as roupas que venham com a etiqueta ''Made in Brazil".

Para maiores informações: Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava.


Foto: Fernanda Forato



Foto:BP


Foto: BP Foto: TV Bandeirantes/Reprodução


Foto: FF
Eu reconheci essa calça!! tá na vitrine da Zara aqui em Brasília.


D.


15 agosto 2011

Beirut

Apresento a vcs uma ótima banda:




Beirut.



03 agosto 2011

Senhor Poliglota!

Se isso é ser poliglota, então ngm me segura!!




D.

O Poeta de Brasília....

Relatório do delegado Reinaldo Lobo, (SIMMMMMMMMM) da 29ª DP, no Riacho Fundo, em Brasília.
"Já era quase madrugada
Neste querido Riacho Fundo
Cidade muito amada
Que arranca elogios de todo mundo
O plantão estava tranqüilo
Até que de longe se escuta um zunido
E todos passam a esperar
A chegada da Polícia Militar
Logo surge a viatura
Desce um policial fardado
Que sem nenhuma frescura
Traz preso um sujeito folgado
Procura pela Autoridade
Narra a ele a sua verdade
Que o prendeu sem piedade
Pois sem nenhuma autorização
Pelas ruas ermas todo tranquilão
Estava em uma motocicleta com restrição
A Autoridade desconfiada
Já iniciou o seu sermão
Mostrou ao preso a papelada
Que a sua ficha era do cão
Ia checar sua situação
O preso pediu desculpa
Disse que não tinha culpa
Pois só estava na garupa
Foi checada a situação
Ele é mesmo sem noção
Estava preso na domiciliar
Não conseguiu mais se explicar
A motocicleta era roubada
A sua boa fé era furada
Se na garupa ou no volante
Sei que fiz esse flagrante
Desse cara petulante
Que no crime não é estreante
Foi lavrado o flagrante
Pelo crime de receptação
Pois só com a polícia atuante
Protegeremos a população
A fiança foi fixada
E claro não foi paga
E enquanto não vier a cutucada
Manteremos assim preso qualquer pessoa má afamada
Já hoje aqui esteve pra testemunhá
A vítima, meu quase chará
Cuja felicidade do seu gargalho
Nos fez compensar todo o trabalho
As diligências foram concluídas
O inquérito me vem pra relatar
Mas como nesta satélite acabamos de chegar
E não trouxemos os modelos pra usar
Resta-nos apenas inovar
Resolvi fazê-lo em poesia
Pois carrego no peito a magia
De quem ama a fantasia
De lutar pela Paz ou contra qualquer covardia
Assim seguimos em mais um plantão
Esperando a próxima situação
De terno, distintivo, pistola e caneta na mão
No cumprimento da fé de nossa missão

Riacho Fundo, 26 de Julho de 2011
Del REINALDO LOBO
63.904-4"
------
Uns são corruptos, outros dançam, tem aqueles que levam cantadas de travesti e pq n ter um poeta?!

Só para constar, o texto foi devolvido pela corregedoria , mas como esse formato não é proibido nd aconteceu com o poeta de plantão.

D.

02 agosto 2011

Prefeito da Lituania em blindado

Na Lituania o prefeito de Vilna Arturas Zuokas , capital do país, resolveu inovar. Cansado de carros de luxo estacionados em locais proibidos, como ciclovias e faixas de pedestre, chamou um blindado e passou por cima de uma Mercedes-Benz S-Class.
Depois da proeza ainda cumprimentou o dono do veículo, que parecia meio chocado com a situação claro quem não ficaria!?.
O video abaixo mostra o momento:




kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu queria um desses em brasília!!!

Achei esse video tão caricato.


D.

01 agosto 2011

Armani e suo ragazzo, Calvin Klein and his boyfriend...


Nossa muito tempo sem postar!!

No dia 4 de fevereiro de 2011 postei sobre o Karl Lagerfeld e seu namorado o maravilhoso e aproveitador com um quê de New Kids on the Block Baptiste Giabiconi. Agora venho apresentar o ragazzo do Giorgio Armani 77 anos: "Jano"q nome é esse?? ". O rapaz trabalha na noite de Ibiza e dizem as más linguas que Jano é garoto de programa, mas nunca se sabe....


Aproveitando a deixa, apresento, também, o namorado do Calvin Klein 68 anos, o não tão bonito ex ator porno gay, agora modelo da calvin klein e universitário de 21 anos Nick Gruber:



Sim queridos leitores o $$$$$$$$$$$$ faz milagres! duvido q um cara desses se interessaria por esses senhores se eles fossem pobres e desconhecidos!

D.