14 novembro 2010

É... Não foi dessa vez


Hoje as 8h da manhã eu estava de pé e ligada no 220 p. assistir a partida entre Brasil e Rússia pelo Mundial de Vôlei Feminino. A partida deveria começar as 8h30, mas teve atraso de 5 min pq a partida Japão X EUA demorou tempo demais e ainda deu a medalha de bronze para as nipônicas.

Então 8h35 começa o 1º set e o Brasil tava com uma vontade que eu pensei é hoooje que vai rolar um 3X0 p. cima dessas branquelas (Y)
Mas aí apareceu no jogo uma moça alta com 2,12m chamada Gamova e acabou com o nosso sonho e transformou o meu 3X0 em um amargo 2X3.

Esse podia ser o resumo do que foi o jogo... Porque quando parecia que as Russas estavam abaladas emocionalmente e não iam mais reagir, a Gamova ia lá e engatava um monte de pontos. Isso quando não aparecia a levantadora delas no saque e desequilibrava toda a recepção brasileira.

Foi um jogo difícil, as meninas jogaram muito bem, mas ainda não foi dessa vez daqui a quatro anos torcerei mais uma vez para que a final seja entre Brasil e Rússia só p. ter o prazer de ver o meu 3X0 x]


Ainda no quesito esportes de domingo, na fórmula 1 o grande campeão do campeonato desse ano foi Sebastian Vettel [se pronuncial Fétel, pq no alemão V tem som de F. Não acreditem no Galvão =D] o mais novo campeão mundial, com 23 anos 4 meses e 8 dias (Y) [Tirou o trono do brazuca Emerson Fitipaldi :/]

Ele arrancou a taça da mão do mais que arrogante Fernando Alonso e isso valeu a pena ver, principalmente pq o moço ainda foi mau perdedor e ficou reclamando do Petrov que dificultou a vida dele e não cedeu as pressões de ultrapassagem... [Eso es muy feo chico!] A Ferrari teve uma dupla derrota, pq além de não ter ganho nas pistas, não ganhou o mundial de construtores, que ficou com a RBR.

Será o fim da hegemonia da scuderia italiana?


Pensando nisso eu lembro coomo é fácil aplicar Relações Internacionais a F1...
Imagine que o campeonato representa o sistema internacional, cada corrida nos remete aos embates com os quais os países se defrontam quase que diariamente seja na OMC, no Conselho de Segurança da ONU, na OTAN, e as negociações fora de organizações intergovernamentais como a própria briga cambial deflagrada entre EUA e China recentemente e que tem sido assunto qse que diariamente nos noticiários.
Depois vincule a imagem da Ferrari a dos EUA, com todo poderio que tem e por tudo o que ela representa F1. Imagine ainda que a RBR [Red Bull] esse ano e também a McLaren representam a imagem dos países que de alguma forma ameaçam a hegemonia dos EUA, a primeira pode ser a China e a segunda a União Europeia [UE]. Ainda dá para pensar que aquelas equipes menores que os carros quebram em todas as corridas podem ser comparados aos países da África...

PRONTO, já dá para aplicar tudo o que nós aprendemos na faculdade ao campeonato desse ano. Ainda está meio sem sentido, mas a realidade é que, com o passar dos anos os EUA continuam como o grande hegemon do mundo, mas os países como um todo estão menos dependentes dele hoje do que eram a alguns anos atrás. A globalização [Olá meu TCC] deu mais poder a outros atores das RI que não o Estado e os EUA está sendo atacado de diversas formas, tanto internamente pelos sindicatos, ONGs e empresas transnacionais quanto externamente pelas organizações interestatais e as empresas de outros países. Além disso, outros países tem ganhado destaque no cenário internacional e seu rápido crescimento está tirando o sono dos EUA, que se vê ameaçado por eles, mas ao mesmo tempo precisa se aliar a eles para que a coisa não degringole de vez.

Na F1, a Ferrari também não é a mais forte da F1 como era antigamente, a perfeição que era vinculada a sua imagem já foi jogada para escanteio nos últimos dois campeonatos e o Felipe Massa tem sido a principal vítima dos erros mais grotescos cometidos pela equipe. Com todos esses elementos já dá para colocar a imaginação para funcionar e caso queiram conhecer um pouco mais de Teoria de Relações Internacionais recomendo os livros:

- Os 50 grandes estrategistas nas Relações Internacionais [Martin Griffiths]
- O paradoxo do poder americano [Joseph S. Nye Jr.]
- A globalização e seus malefícios [Joseph Stiglitz]

Os livros são muito bons =D
Sem mais delongas...

Câmbio, desligo.
A.

Um comentário:

  1. Eu não acompanhei o campeonato, só vi uma parte ontem de manhã. O Brasil estava bem, embora as russas estivessem encima. Elas eram altas né? Tinha uma que parecia do Avatar hahaha

    ResponderExcluir