13 dezembro 2010

Wikileaks? WHO'S?

Bem amigos do NemMeLigue, a tempos que estamos acompanhando a bomba que estou na rede esses dias por conta da divulgação de telegramas trocados entre diplomatas estadunides pelo site Wikileaks. Depois que esses documentos saíram no site pelas mãos do seu dono, o mundo da diplomacia virou de cabeça para baixo. Bitcho, nesse momento, o governo dos EUA deve estar pedindo para a Scotland Yard a cabeça dele numa bandeja. CERTEZA!

Mas enfim, malfeito feito, não tem mais jeito muita gente já leu, a imprensa já divulgou e o que os embaixadores dos EUA pensam de alguns dos atuais governantes dos mais diversos países já é de conhecimento de muitos. [LASCÔ!]

O Site foi criado por Julian Assange, o atual Indesejável nº 1 dos dirigentes dos EUA [É, eu li Harry Potter xD]. Idealizador do slogan: “Keep us Strong, Help Wikileaks keep Governments open”. Numa tradução literal e grotesca: “Mantenha-nos fortes, ajude a Wikileaks a manter os governos abertos”.


De acordo com o site: “A wikileaks é uma organização de mídia sem fins lucrativos dedicada a trazer importantes notícias e informações ao público”. Seus organizadores promovem um caminho inovador, seguro e anônimo para fontes independentes em todo o mundo que tenham interesse em passar informações aos jornalistas do site. Segundo eles próprios, o material publicado no site tem significância ética, política e histórica por tornar públicas injustiças reprimidas e censuradas.


Basicamente, o que o site prega é o livre acesso a documentos secretos dos governos de qualquer lugar do mundo. Sendo assim, no dia 28 de novembro o site começou a divulgar a o maior arquivo de documentos confidenciais realizada até então. Os documentos são telegramas das Embaixadas dos EUA localizadas nos mais diversos lugares do mundo. Segundo Assange: “os documentos dariam às pessoas do mundo uma visão sem precedentes das atividades externas do governo dos Estados Unidos”.

Essa divulgação, apesar de ter telegramas que datam de 1966, causou uma enorme dor de cabeça para o atual presidente estadunidense Barack Obama e também para os representantes diplomáticos do país.

Os telegramas, em números:

No total, são 251.288 documentos, ou 261.276.536 de palavras (sete vezes mais do que nos arquivos secretos sobre o Iraque). Uma pessoa lendo com atenção levaria 70 anos para ler todos os arquivos. Os telegramas são de 1966 até o final de fevereiro de 2010 e são provenientes de 274 embaixadas, representações e consulados. Os principais assuntos são:

Relações internacionais – 145.451 Assuntos internos dos governos – 122.896 Direitos humanos – 55.211 Condições econômicas – 49.044 Terroristas e terrorismo – 28.801 O Conselho de Segurança da ONU – 6.532.

O Iraque é o país mais discutido – 15.365 telegramas (desses, 6.677 foram enviados do Iraque). A embaixada de Ancara, na Turquia, foi a que mais enviou telegramas – 7.918. Em Brasília foram enviados 1.947 telegramas dos quais 54 eram secretos e 409 confidenciais [o restante não tinha classificação].

Consulado em Recife – 12. Consulado no Rio de Janeiro – 119. Consulado de São Paulo – 777.

Total do Brasil: 2855

Lembro de ter visto a tag Wikileaks no Twitter na época da divulgação dos documentos, mas o nome não fazia sentido p. mim então nem cliquei para ver o que era como costumo fazer com os TT [Trending Topics] que me interessam. Depois o assunto foi parar no JN e aí eu vi que aquele nome sem sentido significava em belo português o Apocalipse [exageros ;D].

Caso queiram ler os telegramas que saíram da Embaixada de Brasília clica aqui. E para ver tudo o que esse louco fez, aqui.

É geente, se eu tivesse metade da coragem desse moço aí, eu teria orgulho de mim. FALEI! Pode ser que ele tenha feito isso só para ver o circo pegar fogo, mas ver alguém com peito suficiente para bater de frente com a maior potência do mundo não é algo que se vê todo dia. O dono do Wikileaks descobriu também que não há como jogar a M**** no ventilador e sair de tudo isso ileso.

Agora é só ficar de olho nos próximos capítulos dessa novela, ou esperar que abafem o caso e dêem Doril p. o Assange sumir [sacou? xD].

No entanto, queridos leitores, fiquem atentos às antíteses dessa situação. O que os EUA são? Sim, o maior exemplo de democracia do mundo com a sua constituição p. lá de velha e com artigos que não falam sobre nada que interesse de verdade, escrita por Benjamin Franklin e seus amigos e blá, blá, blá... Liberdade, BLÁH [Assistam O patriota e National Treasure com o Nicolas Cage, que vocês vão entender]. Então se eles pregam tanta liberdade de expressão, imprensa livre, libertem a Sakineh e afins. Porque eles simplesmente não batem palminhas para o feito do Wikileaks? É... Pimenta nos olhos dos outros é refresco. FATO!

Mas de uma coisa eu tenho certeza, a vida do Assange, que já era meio difícil, agora vai ficar meio impossível. FALEI!


AQUELE NemMeLigue,

A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário