01 julho 2010

The Girl Effect

Bom gente, ontem eu estava vendo The Oprah Winfrey Show (admito que apesar dela ter ACABADO com o Brasil, ela é uma boa apresentadora) e um repórter muito famoso nos EUA, chamado Nicholas Kristof, estava lá lançando um livro que ele escreveu junto com a sua esposa. Antes de escrever esse livro, o Nick ( a Oprah tava chamando ele assim) escrevia colunas para o NY times, até ai é tudo normal né? Só que as colunas que ele escreve, são sobre temas muito polêmicos, e quase sempre ninguém da muito importância a esses temas. Ele faz viagens e as documenta para o jornal, e enfim, ele fala sobre as regiões de maior conflito e as de maior pobreza na África. Entre os lugares que ele já visitou, estão Darfur e o Congo. E eram esses lugares o principal assunto do programa de ontem.

A região de Darfur é aterrorizada por milícias que o governo contrata, pra resumir bem resumido. Não sei ao certo o número, mas acho que os refugiados de lá já estão na casa dos milhões a muito tempo. E no Congo, também pra resumir, ocorre uma guerra civil desde 1998 e já morreram mais de 5 milhões de pessoas.

O livro que o Nick escreveu se chama "Half of the sky" não sei se existe no Brasil, mas se tiver é uma leitura que eu recomendo. Ele relata a vida de várias mulheres que sofreram e ainda sofrem as consequencias de uma das formas de tortura mais horríveis que existem, o estupro. Sei que esse tema é muito polêmico, mas eu ainda tô tentando processar o que ele falou ontem.

A esposa do Nick explicou que eles usam esse tipo de tortura pq é uma forma sutil de colocar pânico em toda uma população. Não deixa vestígios e as vítimas ficam muito constrangidas, pois são expulsas de suas casas e aldeias e então elas preferem não procurar nenhuma das autoridades.

O que me chamou a atenção no final, foi a solução para esse problema. Ele deu o exemplo de uma mulher, que pegou um micro emprestimo de U$ 2,50 pra comprar fertilizante para as batatas que ela tinha plantado. Depois disso, ela vendeu muitas batatas, e começou a fazer pequenas melhorias dentro da sua aldeia. Os 'cabeças' dessa aldeia a convidaram para fazer parte do conselho da vila, e eles começaram a ver as mulheres de uma outra forma. E esse é o efeito garota, que é a tradução do título.


Recomendoo, é bem interessante o que uma garota pode fazer.

Tem teeempo que eu num posto aqui, socorro.

=D

Um comentário: