14 dezembro 2010

Zumbis




Depois da Era dos Bruxos e Vampiros, temos novas criatura para cair nas graças do povo: os zumbis.
Daniel W. Drezner [presente em algum passado da minha vida acadêmica] irá lançar o livro Teoria das Relações Internacionais e Zumbis. Nunca fui atraída pela Teoria das Rel [para os íntimos], os incansáveis textos que tentam me convencer que o mundo é `assim` e não `assado` por `isso` e `aquilo`. Sempre era parcialmente convencida pelos autores das teorias, mas nunca achei a Teoria que eu defenderia 100%. Uma vez em sala, junto com meus amigos, cogitamos criar uma Teoria das Rel nossa. Mas nunca vai acontecer [divagações].


Drazner jura que fez densa pesquisa para fazer o livro e que a inclusão do elemento zumbi prende a atenção dos jovens, por que segundo ele, sabemos mais sobre zumbis do que sobre relações internacionais. A pesquisa o trabalho dele foi baseada na ``política de desastres``, que é como os Estados respondem para problemas parecidos com zumbis, como pandemias, bioterrorismo e terremotos.
Há vários estudos científicos analisando as possibilidades de existência dos zumbis, segundo Drezner, as chances de você ver um cara morto-vivo a procura de um cérebro é muito maior do que ver um vampiro globeleza [não com essas palavras, mas essa foi a ideia]. As teorias do que poderia vir a transformar um ser humano em zumbi são várias, mas a questão é que açoes de prevenção não funcionariam, a humanidade teria que lutar contra ele, palavras do autor. Parafraseando a querida Professora T., zumbis não conhecem fronteiras, basta um aparecer em qualquer lugar que teremos problemas de proporções mundiais.
Para os que se interessaram, a introdução do livro em inglês está aqui.

Um comentário: