27 fevereiro 2011

O símbolo do Soft Power

Essa noite a twitterland está em cólicas por causa do Oscar e meniiino vou dizer que não sou a maior aficcionada por cinema, mas o que é o poder que ele tem sobre as pessoas do mundo?
OMG, é muuuita loucura pensar nisso. Se Hollywood não fosse tão forte porque a Índia criaria Bollywood p. superar a marca de produção anual de filmes de seu parente americano? Se o Oscar [e por consequência o cinema americano] não fizessem a diferença no mundo, porque os críticos de cada lugar esperariam o ano inteiro para lançar suas opiniões sobre os filmes? Porque estilistas dariam um braço para ver uma de suas peças no corpinho de alguém do Red Carpet?

Isso, queridos leitores, se chama Soft Power, nós já falamos desse conceito aqui uma vez, mas vale recapitular. Esse poder brando é a forma que os Estados tem de disseminar sua cultura pelo mundo e fazer com que os outros Estados não apenas se sintam obrigados a aturar uma hegemonia [no caso, os EUA], mas queiram de fato fazer parte do círculo de BFF da potência, simplesmente porque ela é MARA.
Alguém aí tem dúvidas de que a cultura dos EUA chega a quase todos os cantos do mundo? [Ainda acho que a crise do Magreb foi iniciada por culpa do Iphone/Ipad dos turistas que visitaram aqueles países #falei].

Que Mc Donald's, Hollywood, Jeans e All Star são tendência no mundo, todo mundo sabe, mas pra quem vai a torcida na noite de hoje?
Já saíram vários resultados e 'Inception' e 'The King's Speech' estão levando a maioria dos prêmios p. casa. Nem sempre os filmes que levam o oscar são os merecedores de fato, mas DÁ NADA! O que importa é a festa x]

De todos os filmes não sei quais assisti, mas minha figa [e a da torcida do flamengo] vai para Natalie [gravidíssima] Portman. O que é a atuação dela em Cisne Negro? NÃO TEM COMO superá-la, não este ano pelo menos. #PRONTOFALEI

O filme é meio chocante a primeira vista, mas depois que você digere tudo até dá p. ver de novo.
Apesar de que as loucuras da Nina me deixaram com medo de verdade, foi muita adrenalina p. mim. Principalmente naquela cena com a mãe dela na véspera da apresentação. Vééi, quase morri com ela virando cisne :x [Sim, eu me impressiono facilmente com as coisas]
Maas, mesmo com o susto nada tira o mérito dela.

Natalie, você merece =]


NemMeLigue,
A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário