26 fevereiro 2011

Será que Freud explica?

Estava eu aqui a assistir o JN e eis que a primeira frase da âncora é:
'O presidente dos EUA diz que Kadafi deve sair do poder imediatamente'.

Calma, se essa frase não fez nenhum sentido p. você, eu posso explicar.
Logo no início do ano, a população de um país africano, chamado Tunísia, resolveu se revoltar contra o seu presidente e fazer protestos até que ele saísse do poder. Pouco tempo depois, uma galera do Egito resolveu fazer a mesma coisa, já com ampla cobertura da Mídia, com direito a filmagens na praça Tahrir e revolta geral da nação quando nosso a[ini]migo Mubarak fez um pronunciamento em rede nacional dizendo: 'Daqui não saaaio! Daqui ninguém me tiiiira!' E [puf] deixou o poder nas mãos das Forças Armadas no dia seguinte.
Agora, a bola da vez é a Líbia, e o moço com cara de psico [vulgo: Kadafi] não quer largar o osso de jeito nenhum MESMO. Como eu sempre digo, ditadura pouca é bobagem.

Não tenho conhecimento suficiente sobre o sistema político da Líbia para dizer que foi o povo que escolheu o Tio Kadafi ou se ele que se escolheu, colocou o turbantinho na cabeça e disse: O Estado sou eu. Mas posso dizer que independentemente disso, os teóricos de Relações Internacionais devem estar se revirando na tumba por causa das respostas da comunidade internacional a esses acontecimentos de ordem interna.

Existem dois conceitos importantes para as Relações Internacionais: soberania e legitimidade.
A soberania tem duas acepções, a primeira é a de que ela é o próprio poder do Estado tanto interna quanto externamente. A segunda é a de que a soberania pode ser entendida como a supremacia do Estado dentro de suas fronteiras e também como a independência que o Estado tem perante os outros membros da comunidade internacional. No fim das contas, os dois significados dizem a mesma coisa, mas isso a gente não sai dizendo por aí, ainda mais quando não se é teórico de RI. #fikdik
Já legitimidade é um conceito mais complicado que traz mais discussões, mas no sentido do governo Kadafi podemos dizer que o governo legítimo, é aquele que é reconhecido pelo povo [afinal, Estado = Povo + Território + Governo. Siiim, REL tem equação também xD] e pelos outros Estados do sistema.

Seeendo assim, sabendo que o Kadafi é soberano no território dele e que não tem legitimidade para permanecer no poder posso dizer que a situação é TENSA, querido leitor, MUITO TENSA. Ainda mais quando o país em questão é membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU [que foi indicado ao cargo por mais que o dobro de votos necessário para ser eleito] e durante essa semana virou RÉU da mesma comissão. A situação piora um pouquinho mais quando o governante do país em questão ainda faz questão de dizer p. o mundo que tem controle sobre o Estado sendo que para tentar manter essa aparência ele tá MATANDO uma porção de gente.
Bom, a situação é realmente complicada, mas ainda sim [e só agora chego ao motivo que me levou a escrever este post. Acho que tô aprendendo com o Zeca Camargo :x] até que ponto esse é um problema que deve ser resolvido internamente ou deve transpassar as fronteiras do Estado nacional?
Eu me pergunto, mesmo sendo ditador o Kadafi é soberano? Onde começa e termina a soberania? Até onde os Estados-membros da ONU podem sair por aí dizendo quem deve ou não permanecer no poder DENTRO de um país?
Cada dia mais eu me convenço que uma questão internacional nunca é igual a outra, tudo muda, até em revoltas que são aparentemente iguais... Talvez a culpa de tudo isso possa ser jogada em cima da globalização que aumentou a velocidade do fluxo de informação e fez com que todo mundo soubesse de tudo em tempo real, sem dar um tempinho para o Kadafi aniquilar todos os revoltosos antes que isso chegasse de fato na boca do povo. É bizarro? Sim, mas já aconteceu com Milosevic [Lê-se: Milózêvit, e deveria ter um acento circunflexo invertido no C] na Iugoslávia, com Saddam Hussein no Iraque, etc... A diferença é que a gente só ficou sabendo que houve revolta contra o governo quando os insurgentes já estavam devidamente mortos e o governante corretamente [ou não] mantido no poder.
O Kadafi está quase perdendo para a Globalização e deveria ter pensado MUITO bem antes de entrar na Comissão de DH da ONU #FALEI
A confusão é tão grande que eu não sei nem se Freud poderia explicar isso. Talvez a culpa não seja da mãe #ops

Bom, o Conselho de Segurança vai tentar aprovar um pacote de sanções econômicas para forçar o Ka a largar o osso, mas aaacho que vai ser difícil hein?!
Aguarde o desenrolar dos fatos e tire sua próprias conclusões, não se esqueça também que para incrementar a onda de protestos da região do Magreb [outro nome que pode ser dado ao norte da África, aprendi como Renan =D] falta o povo se revoltar contra o governo da Argélia e de Marrocos [o que eu espero que NÃO aconteça, chega de mortes e violação dos direitos humanos].

Assim me despeço,
A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário