04 setembro 2009

Soft Power Brasileiro

Hãn? Soft o que?
Siiim amigos do NemMeLigue Soft Poweer, conceito elaborado por Joseph Nye, o amor da minha vida. Diiiiz se a careca dele não é sexy :9 [EEEEEEEEEEEWWWWWWWW]



Mas brincadeiras a parte, o cara é rei, FATO! Ele escreveu o livro O Paradoxo do poder americano que fala da hegemonia dos EUA e de como vai ser difícil p. os outros países superar a maior potência do mundo. Escreveu tb o livro Soft and Hard Power, onde ele diz o que é poder brando e o que é poder duro.

Poder Duro [Hard Power] - É a forma que um país tem de obter os resultados que deseja atarvés de induções ou ameaças. Um fator determinante p. isso [segundo a toria realista de Relações Internacionais] é o tamanho da população, do território, a capacidade econômica e o poderio bélico [que é a primeira coisa que vem a cabeça quando se fala de Hard Power].
Não entendeu? Eu explico, os Estados Unidos tem o maior poder econômico do sistema internacional, e também o maior poderio militar. Os países ficam, de certa forma, intimidados a agir contra os desejos dos EUA. E nenhum deles em sã consciência vai chamar os EUA p. uma guerra, ou p. uma queda de braço econômica [É a mesma coisa de EU, com meus 1.60, chamar o Leandro Vissotto, com os 2,12 dele, p. uma partida de volêi :x].

Poder Brando [Soft Power] - Já no poder braando, o negócio é mais em banho maria, se é que vc me entende, um país leva os outros a agir da maneira como ele precisa porque eles o admiram, acham sua cultura bonita e tal. É como se os países se posicionassem a favor de um por afinidade.

O Soft Power do Brasil com relação ao resto do mundo é beeem sutil. [Ao contrário dos EUA, pq Jeans, Mc Donalds, Nike e Coca-Cola DOMINAM] O futebol sempre foi uma forma de influenciar o mundo, de atrair os olhos das pessoas para o Brasil e junto com os olhares vem também a admiração e a inveja [no caso da Argentina, beijos]. Tanto isso é verdade que agora nós exportamos técnicos de futebol para países pobres, no caso da África do Sul e também do Haiti. A força do futebol é tão grande mais tão grande que a primira coisa que um menino da África fala quando vê um canal brasileiro é: R O N A L D O. Quando filma aqueles escombros no Afeganistão o que aparece? Um bacuri com a camisa canarinho. Quando o Luciano Huck fica preso na fronteira entre Uganda e Quênia pq o posto de migração já fechou com o que ele suborna o agente? Com uma camisa do Brasil.


O Brasil também chama atenção pela sua alegria sem fim [alôu alôu marciano, aqui quem fala é da terra!], por causa do Carnaval. Tudo bem que eu num sou nem um pouco fã [Saaaaai L. carnaval é MARA, eu me amaaarro, ainda vou pular Carnaval em Salvador, Olinda e Rio =D], mas num tem gringo que num queira aprender a sambar! Kkkkkkkkkkkkkkk
Pq gringo é bicho de primeiro mundo e sabe o que é bom, mas naaaa realidade, eu acho que eles se amarram mesmo é nas mulatas, prontoFALEI :x
Ahhh as mulatas, aquelas que fazem show fora do Brasil e ajudam a denegrir a imagem das brasileiras (Y) Naada contra elas e tal, mas é que a roupa de trabalho delas não ajuda né?! Mas enfim, o que não tem remédio, remediado está.


As novelas, aaaaai as novelas [sou apx *.*] por serem super-produções, têm chamado bastante atenção pelo mundo. O Clone, a novela [que eu não perdia sequer um capítulo] da Glória Perez que tinha como país-tema o Marrocos, a Jade que dançava a dança do ventre e o bordão Inshaláh, rodou por maaais de 60 países e bateu recordes de audiência em todos eles [inclusive no Brasil, até hj o Clone é o homem a ser batido na globo]. Não só a forma como são feitas as novelas importam, mas tb a influência social que elas têm sobre a população [Brasileiro é bicho noveleiro, Jesuuus me abana]. Todas as vezes que uma novela tira um assunto polêmico do anonimato, a população toma mais consciência sobre o problema e começa a ajudar a resolver, ou a amenizar de alguma forma [Aííí temos uma faca de dois gumes Larrí, pq nem sempre é assim, tudo depende da forma como as pessoas encaram o que está sendo mostrado. Porque, eu acho, que a intenção é sempre a melhor, de mostrar o problema p. ele comçar a ser debatido e ganhar mais atenção, mas nem sempre ele é tratado da forma como deveria. Nem sempre ele é recebido da melhor forma e acaba que o que é debatido na novela se distorce].



Querendo ou não, outra coisa que o Brasil usa sem querer como soft power é a beleza da mulher brasileira [E a protuberância bundal delas tb]. Três das 6 principais modelos da Victoria’s secret são brasileiras [Alôu staaatus]. A única Über Model do mundo é brasileira (alô Gisele!).



O que quer dizer que dominaremos o mundo um dia, basta conciliarmos isso ao poderio econômico [o que se resume a MONEEEY, que é GOOD nóis num HAVE], a um alto grau de industrialização e a índices de desenvolvimento populacional altíssimos, que essa meta será alcançada. =D
Vamos lá Brasil!

Nem nos Ligue!
L. & A.

10 comentários:

  1. ameeeeeeeeiiiiiiiii!!!!! vcs jah podem fazer um livro sobre isso!!kkkkkkkkkk

    soh a titulo de curiosidade: ser brasileiro tah na moda!! todo mundo aqui usa coisas do br, sonha em ir algum dia visita-lo ou jah foi lá,sabe falar pelo menos um pouco de portugues,etc! e qd vc sai na rua e as pessoas veem q vc eh brasileiro elas te cumprimentam e perguntam dos assuntos classicos (vc jah foi na amazonia? vc joga futebol? vc sabe sambar? o br eh perigoso? como eh a favela?) ou simplesmente falam RONALDO e KAKA (kaka aqui n eh uma palavra muito bonita pq significa fezes, entao sempre tem piadinhas sobre isso!)!!

    teh mais e continuem assim!!!

    ResponderExcluir
  2. Meninas bons conceitos de poder..a gente escuta falar disso, mas nunca tinha visto teoriazado e tudo mais..fiquei até com vontade de ler o livro desse careca hahaha

    Tem na biblioteca da Católica?! XD

    Ahh até que o soft power do Brasil é simpático...será que dá para dominar o mundo assim?! XD

    hahahhahha

    Beijinhos

    Por Samara Correia

    ResponderExcluir
  3. esqueci de dizer, certeza q a foto do nick jonas (?) foi a L. q achou!!! kkkkkkkkk!!!

    teh

    ps: hj fui levada pelo soft power americano e fui na starbucks! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. planejemos pois uma viajem ao velho continente para sambarmos e vender brigadeiros

    ResponderExcluir
  5. Amei o blog! ^^
    E as coisas q vc falou são mto verdade, haha. Tbm n ligo mto pra carnaval, mas adoro o fato de ser feriado, e as cores. Queria mto saber sambar.. mas..não tenho nem um pingo dessa graça.
    E sobre as novelas: ADORO! hahaha
    Bjoss

    ResponderExcluir
  6. IUASHAIUSHSAIUHSIAUHSIUSAH
    Eu riii x]
    Sim, foi a L. que escolheu a foto do Jonas aí.

    Eu não sou mt boa de brigadeiro, mas se o samba não funcionar a gente dança o Créu (Y)

    E Samaara o livro é realmente bom, se quiser eu te empresto =]

    ResponderExcluir
  7. Ah tá, eu sugeri a foto, a Ana que deu a palavra final. Tinha o presidente da África tbem, run!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Mas entre o presidente da África e o Nick, fico com o Nick!
    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ded's, se for ter show deles ai, me liga!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Mas a do presidente nem tava boa, ele nem vestiu a camisa x]

    ResponderExcluir
  9. êê..Pessoal, valeu por me seguirem! q
    (hsuahsua)

    Morri de rir com esse post.." MONEY que é GOOD nois não HAVE" (tive crises)

    Whatever...vo seguir vcs também! \o/

    ResponderExcluir