24 outubro 2009

Atemporal

Atemporal: Que independe do tempo ou não é afetado por ele; intemporal.
Esse é o significado que traz o Aurélio. Porque isso?
Hoje estou eu a escutar MPB e cheguei a conclusão de que esse cantor pode ser ouvido em qualquer época que vai fazer sucesso sempre. O tempo não torna suas músicas obsoletas e sim as transforma em poemas que devem ser cada vez mais valorizados.
O nome dele? Chico Buarque de Holanda.



O cara é um G Ê N I O, as músicas dele conseguem mostrar sentimentos e todas as combinações boas que uma música precisa. Mas claaro que isso é a minha opinião, porque eu conheço muitas pessoas que detestam o Chico com todas as forças, mas dá nada cada um tem um gosto musical e o meu não é dos mais refinados ouço qualquer coisa x]
Lembro que no 3º Ano, eu fiz um trabalho sobre Ditadura Militar na Feira de Ciências e na parte sobre música o meu grupo falava do que havia escondido nas letras dele, falávamos também da época em que ele criou o nome pseudônimo, Paulinho de Adelaide, porque quando os militares viam que a letra era escrita por ele já censurava, sem nem ler o que tava escrito. Podia ser parabéns p. vc, mas se era tinha Chico Buarque como compositor ia ser censurado, porque os militares eram quadrados e ñão conseguiam ver as entrelinhas da música dele. O apelo mais conhecido é da música Cálice:
De vinho tinto de sangue' [Clica aí no trecho que vc vê a letra na íntegra]
Eu sempre me pergunto coooomo essa música passou pela censura, como eles não perceberam a sonoridade das palavras e viram que esse Cálice é, na verdade, Cale-se... Mas o que passou, passou né?!
Outra música que também deu o que falar foi Apesar de você [clica ali p. ver a letra toda], essa ele assinou como Paulinho de Adelaide e também não entendo como passou pelo crivo dos militares com um trecho assim:
'Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
Água nova brotando
E a gente se amando
Sem parar '
Da série: Coisas que eu nunca entenderei.
Mas o fato é que ele pe guerreiro, usou sua força para combater a ditadura e foi bem sucedido enquanto pode. Acredito que temos muito a agradecer a ele, porque eu tenho certeza que não foi ele sozinho que promoveu o início da abertura em 1974 e nem a abertura total em 1985, mas contribuiu muito, pois a união de esforços dos artistas, estudantes e políticos foi o que não deixou o povo se acomodar de todo e nunca se sabe se poderíamos estar, até hoje, dentro de uma ditadura.
E termino esse post mistureba [repararam que era p. falar do Chico e falei sobre outras coisas xD] com um muito obrigado a todos aqueles conhecidos ou não que lutaram pela abertura política.


[Um dia, Abú, [eu vou morar num palácio, zoei! :x] eu vou fazer um post sobre a ditadura militar]
Só pra não perder o costume: NemMeLigue a Ditadura.
A.

7 comentários:

  1. Amooo as musicas do Chico!! O cara eh otimo!!!

    Eu vi uma vez um video q foi feito pelo Edir Macedo durante a ditadura militar (o video foi censurado e eu vi uma copia hiper antiga q tinha sido distribuida ilicitamente para alguns sindicatos da epoca), sobre a influencia da globo na ditadura e uma das pessoas entrevistadas foi o Chico. Este disse que a globo foi quem fez o seu sucesso e de uma hora para outra ela começou a proibi-lo de aparecer ou de suas musicas serem tocadas em sua programaçao, e sempre qd falavam dele era soh para critica-lo.
    e hj a globo idolatra ele e faz um monte de homenagens,etc. Falsa!!!

    kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. faremos um post sobre a globo? #fikduvida

    ResponderExcluir
  3. comentario acima nd a ver né... enfim. Eu gosto do seu Chico e num gosto da Ditadura.

    ResponderExcluir
  4. Só pelo titulo eu sabia que era seu post Ana...
    =]
    gostei, lembra feira de ciencias? né?


    um bjo

    ResponderExcluir
  5. nossa, adorei..
    parabens, querida... beijos

    ResponderExcluir
  6. as musicasa dele sao realmente mto boas ....=]
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ah não, o Chico é chato.

    E vale ressaltar no seu futuro post sobre a ditadura todo o empenho dos militares em desenvolver esse país elevando o país ao status de potência média. Mesmo tendo que, para tanto, perseguir alguns emaconhados carismaticos.

    Volta Médiciiii 0/
    [tô zuando]

    bjos

    ResponderExcluir