04 outubro 2009

Todo império perecerá, ou não :x

Um jovem [não tão jovem] publicou um livro chamado: Todo Império Perecerá. E nele tentou expor sua teoria que tem como base a história, porque para ele "o estudo científico das Relações Internacionais só pode ser feito através da história". A teoria de Jean Basptiste Duroselle consiste em analisar os Impérios, a forma como eles nascem e morrem através de exmplos históricos, porque há certa regularidade nisso. E como já é de conhecimento de todos, os Impérios sempre emergem, tem um momento de apse e depois declinam, foi assim com o Império Romano, o Otomano, o Austro-Húngaro e o Soviético.

Poorém, e aqui eu chego ao motivo pelo qual resolvi fazer o post, se considerarmos os EUA como um Império [não por ser o gestor de uma série de menores territórios, mas pela abrangência de seu poder] será que essa teoria se aplica a ele?
O Império Americano emergiu, de fato [após abandonar o ideal isolacionista] em 1945 nas Conferências de Paz da Segunda Guerra Mundial quando Franklin D. Roosevelt se uniu a Stalin e Churchill para tomar uma série de decisões que originaram a ONU [Não vou continuar com a historinha, pq se não o post fica gde demais e eu perco o foco]. Mas na realidade, os EUA já era a potência detentora de poder desde muito tempo antes, desde quando a Inglaterra começou a perder espaço para o crescimento industrial do irmão do Norte. E daí em diante ninguém mais conseguiu acompanhar a terra do Tio Sam, durante um tempo um lugar chamado [Nothing Hill, ah zoei!] União Soviética tentou, mas partindo da premissa que ele não está mais entre nós vemos que não foi uma tentativa bem sucedida.

[Não podia esquecer de dar os créditos da imagem a Vitor Estival, um gênio do design gráfico =D Obg Viitor!]

Há quem diga que os EUA estão perdendo força no cenário internacional, mas eu discordo, porque na realidade outras potências estão emergindo, como a China com o seu crescimento anual de 11%, a Índia com a sua taxa de natalidade de 44mil/dia e a União Européia com o seu contingente de 27 países unidos para dominar o mundo [NOOOT].
Mas se observarmos, nenhum desses países ou conjunto de países tem uma teia de poder tão consolidada quanto a dos EUA, não basta ser forte apenas economicamente ou militarmente, não basta tem um território gigantesco, pq tudo isso separado não faz de vc o novo hegemon do mundo. A Rússia com o seu super poderio militar está no CS [mas isso pq ela oi considerada vitoriosa no fim da SGM e o brother Stalin ajudou a fundar a ONU, junto com o Churchill e o Roosevelt, mas isso é um próximo post] e faz parte do G8, que são as 7 economias mais industrializadas do mundo E a Rússia [o que significa que ela não tem dinheiro (Y)]. A China tá ganhando um quinhão considerável do mercado internacional com as suas bugingangas manufaturadas e o Canadá [um dia vou fazer um post sobre ele, vcs vão ver] tem um território gigantesco, bastante dinheiro, mas expressividade ZERO [tem gente que acha que o Canadá é parte dos EUA, mas dá NADA]. Agora junta tudo isso e acrescenta a fórmula [no fim do post eu coloco a receita] uma coisinha chamada soft power pronto, vc tem os EUA e a ideia perfeita para se tornar uma gde potência do mundo.

Voltando a ideia de que todo império perecerá, finalizo o post afirmando que não sei se viverei o suficiente para ver o Império Americano falir, mas tb não os culpo por isso, eles apenas foram MEGA competentes na busca pela igualdade com os irmãos da Europa, o que acabou dando a eles esse poder gigantesco pq passar praticamente ileso por DUAS guerras é uma proeza que o velho continente não conseguiu fazer.

Receita p. se tornar um hegemon:

Olhe o tamanho de seu território, se ele for bem gde vc já está em condição melhor do que um monte de outros, agora comece a se industrializar, buscando investimento externo e investindo em outros países, melhore a condição de vida da sua população, se vc tiver o homem mais rico do mundo, mas tb tiver um monte de miserável morrendo de fome, nada vai te ajudar a se tornar um hegemon, agora que vc tem uma desigualdade de renda pequena, comece a investir em armamento, mas não se esqueça da AIEA e de uma série de tratados [que vc provavelmente ratificou] que tem como intuito reduzir a proliferação nuclear, tente fazer isso dentro da lei amigo, ajuda bastante. Agora, comece a difundir a sua cultura exporte jogadores de futebol, invente uma nova coca-cola e um novo McDonalds, mostre para o mundo que vc é um país legal e que merece ser visitado nas férias de fim de ano. Quando vc estiver com tudo isso junto e misturado, comece [sutilmente] a ditar as regras do jogo, primeiro com os países que te cercam e depois amplie a sua rede de influências. Quando todo mundo estiver dependendo de vc para alguma coisa, por menor que seja, faça todos sambarem conforme o seu pagode e PRONTO! Vc é um hegemon de sucesso.

[O minstério da saúde adverte: Essa receita pode se tornar obsoleta com o passar dos anos]
[O ministério da saúde adverte [2]: Tentar aniquilar a raça do amiguinho causa GUERRA!]

NemMeLigue!
A.

4 comentários:

  1. Oi tem dois presentes (selos) para vcs lá no meu blog!!! O blog das senhoritas é um sonho e um dos meus favoritos. *-*

    Boa semana.

    ResponderExcluir
  2. ainda digo para q a massa infanto-juvenil seja atingida com seus bunequinhos e parquinhos bunitinhos!

    Começemos pela turma da Mônica.

    ResponderExcluir
  3. Acho que nós temos que comprar uma ilha, habita-la e usar como exemplo!
    =D
    O que vcs acham?

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho certeza de que não estarei aqui para ver o fim deles, mas vc ainda tá muitooo jovem né Ana?quantos anos? 15?16?
    kkkkkk

    Te amo filha, e como sempre desde o primeiro paragrafo eu sabia q era vc.

    bjo meninas

    ResponderExcluir