17 outubro 2009

Luta pelo Planalto

Lembram que eu prometi fazer um acompanhamento do cenário eleitoral para tentar ajudar na escolha do melhor candidato para se votar? Pois beeem, chegou a hora de começar =D
Resolvi começar pela presidência, que tá mais definida do que outras áreas e acho que vou fazer muitos posts sobre os presidenciáveis =]
Vcs devem estar se perguntando quem são, de fato, os candidatos, mas na realidaade não tem nada certo, o que existe são especulações. E eis os possíveis candidatos:
Pelo PT temos a Ministra Chefe da Casa Civil: Dilma Rousseff.

O principal cabo eleitoral dela é o próprio presidente Lula, porque a ideia principal era que o PAC promovesse a imagem da bela magnólia, mas o PAC empacou [como diria o meu professor de Economia Internacional] e a Dilma continua apagada. Ela já foi ministra de Minas e Energia e nesse posto ficou conhecida por sua mão de ferro. Não é segredo p. ninguém que a campanha dela já vai de vento em poupa e acabei de achar um blog que criaram p. ela, o Dilma 2010.

Pelo PV [siiiim, Partido Verde, ela deu adeus ao PT] a ex-ministra do Meio Ambiente: Marina Silva.

Cabo eleitoral, ela não tem... Força política tb não. Mas ela tem uma conhecida história de luta pela preservação do meio ambiente, principalmente no Estado do Acre, local onde ela foi eleita senadora. Ainda não tenho uma opinião formada sobre ela e por isso pulo p. o próximo candidato.

Pelo PSDB o atual governador de SP: José Serra.


Ele já foi ministro da saúde, prefeito de SP, já se candidatou a presidente, mas tomou um chocolate do Lulinha. Tenho para mim que se perguntarmos para qualquer paulista de quem é o voto deles a resposta de bate e pronto seria: o Serra. Assim como foi qnd o Alckmin se candidatou e deve ser assim, sempre que um candidato que governou o estado se candidatar. Como aconteceria com qualquer estado.

O PSDB ainda não decidiu o candidato que vai concorrer, apesar de as pesquisas apontarem para o Serra, ainda há a possibilidade do governador de Minas, Aécio Neves, entrar no páreo.

Pelo sobrenome já dá p. ver que ele neto da lenda Tancredo Neves, para mim só o nome já era suficiente para dar credibilidade política ao cabra, mas ainda tem o trabalho que ele fez em Minas que é bastante satisfatório. O que acontece é que as pesquisas não mostram isso e ele fica as vezes atrás da Dilma, entãão o PSDB tem um perrengue p. resolver.

Eu ainda não vi nenhuma movimentação do PSOL e não acho que a Heloísa Helena traga perigo a algum candidato forte.

Já o PMDB enfrenta um dilema interno, o partido está dividido entre paridários de Sarney e partidários de Renan Calheiros. O presidente do senado apoia uma aliança PMDB-PT pro-Dilma e o ex-presidente do senado não admite que o partido não lance um candidato próprio a presidência. Quando um lado apresentar mais benefícios, provavelmente essa batalha se resolverá, mas até lá nada está definido.

Na luta pelo Planalto dos partidos mais expoentes não há nada muito certo, o candidato que tem maior chances, por enquanto, é o Serra e ainda assim o PSDB não chega a uma conclusão quanto ao candidato. É possível que o Aécio entre como vice na chapa, mas ainda tem uma série de convenções para definir isso.

Temos um grande problema pela frente, uma série de candidatos sem muita expressão política [com exceção do Serra que é o mais expressivo entre os menos expressivos], e que podem facilmente virar joguete nas mãos de grandes raposas da política brasileira.

Acreditar no carisma deles para ganhar a eleição tb é difícil, porque todos os candidatos são conhecidos pela ausência de empatia. E é muito importante que façamos uma escolha consciente, porque os próximos quatro anos não podem passar em branco por conta de um governantes que não sabe se impor e nem consegue o que quer pela sua inflexibilidade.

Em breve, quando os candidatos se definirem, farei uma análise de cada candidato para clarear as coisas p. vcs.

NemMeLigue
A.

2 comentários:

  1. anaaaaaaaa....sobre esse assunto ai nao tenho uma opinião ainda nao acho que vou esperar mais um pouco pra falar sobre isso...

    ps: quero mudar o nome do meu bolg... aceito sugestoes..^^
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Vije, nem sei em quem vou votar. Por enquanto, é nulo mesmo...

    ResponderExcluir