01 janeiro 2011

Nunca antes na história deste país

Esse bordão ficou conhecido na boca do nosso [agora ex] presidente Lula, aqueele da barba branca que tem a língua presa, a voz meio rouca que todo mundo tenta imitar e um dedo a menos na mão esquerda [ou talvez seja a direita]. O mesmo que hoje está passando a faixa presidencial para a primeira mulher eleita presidente da república no nosso país verde e amarelo.
E como ele diria, esse é um fato que, nunca antes na história desse país, ocorreu.

Pois bem, a cerimônia começou, Dilma Vana Rousseff foi empossada de fato e está agora fazendo um discurso no congresso logo depois de fazer um juramento no qual se comprometeu a cumprir a constituição e zelar pela independência e autonomia do país.
A data de hoje é histórica isso é fato, mas como tudo ou quase tudo só deverá ser levada em conta de fato daqui a muitos anos. Hoje vejo que nem todos dão a importância devida a essa conquista. É importante esquecer que ela é a Dilma e lembrar principalmente que é uma mulher e é isso que importa pelo menos para a beleza do momento.

A nova presidente [ou presidentA se preferirem] vai enfrentar pouca resistência do congresso porque tem maioria nas duas casas, mas carrega o pesado fardo de ter que acertar porque se fizer coisas erradas dentro do planalto dificilmente uma mulher chegará ao cargo novamente [posso estar errada, mas é isso que parece ser].

Eu votei na Dilma e isso não é segredo p. ninguém, basta ver os meus comentários no twitter [@a__paula para os interessados] qnd estava na época da eleição. Votei nela pq acreditei na continuidade que ela traria e não só pq era mulher, claro que tenho minhas ressalvas e não sou cega de pensar que ela vai seguir tudo o que Lula quer e etc. Mas ainda assim no primeiro turno eu votei na Marina porque não senti muita firmeza no discurso da Dilma. Aí no segundo turno ela me pareceu bem mais segura do que no primeiro embate e achei que fiz a coisa certa.
O que importa é que depositei minha confiança nela e agora como meu amigo Zé disse: 'Ninguém é esquerda ou direita somos todos Brasil'. E portanto devemos lutar juntos para que ele cresça e se desenvolva.

Ela tava com uma roupa de tom claro e não pôde fazer o desfile pela esplanada com o carro bonito pq a huva veio com ela da residencial oficial do torto até a esplanada então teve que passar rapidinho e com a capota fechada mesmo até o congresso onde ocorreu a sessão solene do senado que deu a posse a D. Dilma. Depois de ser empossada ela fez um discurso no qual mostrou ao mundo que sua intenção é de fato dar continuidade a tudo que o Lula começou em 2002 e falou dos fóruns internacionais, do combate a fome e a inflação, enfim coisas que são importantes para a nação e ao mesmo tempo servem para mostrar ao mundo que ela não vai tomar nenhuma decisão maluca no poder e que os investidores internacionais podem confiar no país para abrigar seu dinheiro.
Depois do discurso bem longuinho ela saiu do senado e foi finalmente para o planalto subir aquela rampa branca de mármore encontrar o Lula p. passagem da faixa presidencial e a simbólica subida parlatório para o discurso à nação. Logo em seguida ela entrou no Planalto e foi cumprimentada pelos representantes de Estado que vieram prestigiar a posse da presidente eleita.


O dia de glória da Dilma ainda não acabou ela deve receber os 134 representantes estrangeiros em um coquetel no Itamaraty, mas isso é a parte diplomática do negócio e que garante o estabelecimento de relações com outros países que podem ser importante para o país nos próximos quatro anos.

No mais, é isso.
A sorte foi lançada no dia 31 de outubro de 2010. Agora caberá a Dilma mostrar a que veio. Espero que ela não me faça pensar que meu voto foi jogado fora.

Nem Me Ligue!
A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário