05 janeiro 2011

Pensando no futuro

Ser porta-voz de qualquer coisa não é uma missão fácil, quem já passou por isso sabe bem como dá um frio na barriga só de pensar em falar qualquer coisa em público. Imagine então qual é a sensação de ser porta-voz da Casa Branca? Deve ser MUITO estressante ter que dar notícias relacionadas ao governo a uma série de repórteres que vão te bombardear com milhares de perguntas, que você TEM que estar preparado para responder. Não tenho muito problema para falar em público, embora a sensação de frio na barriga e nervosismo sempre me acompanhe nos primeiros momentos de fala.

Jornalistas do mundo inteiro devem dar um braço para conseguir saber qual a bomba que o porta-voz da Casa Branca vai divulgar pelo menos alguns minutos antes dos concorrentes, mas tirando esses e os próprios estadunidenses, poucas pessoas devem saber realmente quem é essa pessoa no jogo do bicho.

Desde que chegou ao cargo de presidente, Barack Obama, nomeou Robert Gibbs para essa função no mínimo eletrizante. Entretanto o moço [não tão moço assim e que lembra um duende. FALEI!] deixou a Casa Branca. A notícia talvez tenha chocado aqueles que acompanham de perto a política estadunidense, porque Gibbs foi responsável pela comunicação de Obama na corrida presidencial em 2008 e, desde então, não largou a barra da calça do primeiro presidente negro dos EUA [nós tivemos uma mulher primeiro que eles, RÁ xD].

Para surpresa de muitos, o motivo da saída dele dos quadros da Casa Branca não foi um desentendimento com o presidente ou qualquer outra coisa que possa ter passado pelas mentes mais criativas. O fato é que na terra do Tio Sam cidadãos e cidadãs dos cinqüenta estados terão que ir as urnas para escolher seu presidente em [#] 2012 [Facts :9]. E o colaborador de Obama é conhecido por ser um ótimo estrategista político e especialista em mídia o que o coloca mais uma vez a frente da campanha de Obama para a reeleição ano que vem.

Então duas coisas são praticamente certas para a política estadunidense no próximo ano: Barack Obama será candidato a reeleição e provavelmente fará uso da internet como meio de campanha [estratégia a lá Gibbs].

A dúvida que fica é: Será que ele vai conseguir se reeleger?

A mudança tão falada durante a campanha ficou quase que só na promessa. Tirando a tentativa de diálogo com o mundo árabe e a retirada de tropas do Afeganistão no meio internacional e a aprovação da reforma da Saúde em âmbito interno. O presidente não fez muita coisa, além de tentar conduzir a crise. Com o estardalhaço que ele fez no mundo inteiro ao se eleger eu esperava algo mais, só que ele se reservou a fazer o básico e tentou não cometer erros principalmente por conta da crise. A herança do governo Bush deve ter sido pesada para ele [#FATO]. Talvez no segundo governo ele consiga fazer algo mais, ou não.

Tá aí mais uma novela para acompanhar.

Se você pensava que jogos políticos só existiam aqui no Brasil, eis aí aprova de que política é igual em todo lugar.


Termino aqui com um grande Nem Me Ligue a Demagogia,

A.

Um comentário:

  1. Ele tem uma carinha divertida hahaha

    Mas falando sério, acho que o maior problema do Obama foi que ele prometeu muuuito, fez toda aquela propaganda... no dia que ele ganhou eu disse.. ele até pode fazer boas coisas, mas ele nunca vai conseguir fazer tudo que ele prometeu.

    Acho que o Obama foi bem apagado durante seu governo, a imagem dele deveia ter sido tratada durante o governo. Enfim, vamos esperar os próximos jogos do poder.

    Menina... 2010 ganhei até que muito sorteio na internt huahuahua, espero que minha sorte não tenha acabado de vez XD

    bjus

    Por Sami

    ResponderExcluir