27 outubro 2009


Em clima de Olimpíadas 2016, falemos de José Carioca. Personagem que Walt Disney criou dentro do Copacabana Palace quando estava de passagem por aqui. Mas é claro que tinha uma historinha política por tras, em 1943 [ou nos anos 40], os EUA estavam em busca de aliados para a Segunda Guerra Mundial.

O Zé foi mostrado por Disney com jeitão de malandro inofensivo. Bebe cachaça, fuma um xaruto, é alegre, receptivo, qualquer barulho vira pagode... enfim, quis representar o carioca.



''Zé Carioca chegou aos quadrinhos em 1950. Mas, foi nos quadrinhos brasileiros que sua personalidade mais característica foi sendo construída: malandro (alérgico a trabalho), boa gente, caloteiro até a última pena (mantém a forma fazendo a os "400 metros rasos fugindo de cobradores"), com a criatividade do brasileiro para seguir levando a vida [digam OI 'jeitinho brasileiro']. Dentre as muitas coisas tidas como preferências nacionais o Zé Carioca só não faz menção (sem, portanto, descartar) à cachaça, que esteve presente em sua estréia cinematográfica (Aquarela do Brasil); por outro lado estão presentes a feijoada, a jaca (fruto típico nacional e algo que mais tarde teria nas árvores do quintal do conhecido amigo do Zé Carioca, o Pedrão), o amor pela sua terra (marcante no bairrismo carioca), praia e, em especial, samba e futebol. Mas isso levou tempo.''

A personalidade de Zé Carioca desenvolvida nos quadrinhos foi um fenômeno brasileiro – com lançamentos também na Holanda e alguns na Itália.



Nas palavras de Don Rosa[cartunista americano]: ''Zé Carioca é um Vagabundo,um vagabundo adorável.
E olha que o Zé foi 'escolhido' por voto popular no Rio de Janeiro [enquete feita pela revista Época] como o mascote das Olimpíadas.
É, pois é.

*wikipedia.com

5 comentários:

  1. Estou estudando as teorias das "Representações Sociais" na faculdade, e o que tenho entendido é que a mídia faz representações sociais para entender o mundo, mas muitas delas são negativas e destacam características ofensivas a uma nação, por exemplo. O Zé Carioca é um pouco de representação benéfica e malféfica. Talvez por isso não concorde com ele ser o mascote das Olímpiadas.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Bom, eu nunca me ligei muito no Zé Carioca.
    Eu acho que ele não devia ser mascote das Olímpiadas. Ele pode ser um cara legal, mas é um vagabundo, não queremos ser representados por um vagabundo, certo?
    Isso que eu acho.

    ResponderExcluir
  3. é né..cada um tem o que pode..e oque gosta...o Zé Carioca não é lá tudo de bom, mas tb não é tudode ruim, tem seu mérito!!

    Mas em 2016 acho que não vai dá pra ele não!!

    Beijinhos

    Por Samara Correia

    ResponderExcluir
  4. eu gostava deleeee!!
    meu pai sempre me dava as revistinhas....
    *.*


    =]
    um bjo

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que devia ser um mascote diferente, tipo o solzinho do PAN
    Nem dava mta bola p. o Zé...
    Gostava mesmo era da Mônica x]

    ResponderExcluir