31 agosto 2009

Destino Final!


Queridos leitores, infelizmente minhas férias chegaram ao fim e com ela a série Diário de um Viajante feita por mim (rimou!kkkkkkk)! Não deixarei de escrever as diferenças entre Brasil e França e também se  fizer uma viagem legal ou um passeio interessante postarei algo sobre. Voltarei a escrever sobre assuntos mais sérios, como política e economia, e quando a tentação for muito grande escreverei sobre coisas mais banais (celebridades, TV, etc). Para aqueles apaixonados por história, artes, culturas, música, teatro, cinema, etc, esperem enormes posts, pois aqui estou mergulhada nesse mundo! Sem mais delongas vamos ao nosso ultimo capitulo desse Diário.

Depois das praias geladas e das belas paisagens de Grandcamp-Maisy (Normandia) fui para Chartres, cidade conhecida pela sua imensa catedral. Fiz um tour pela região que é conhecida como o Valle Du Loire e fui a uma pequena vila chamada Lésigny,  próxima a Châtellerault (Diário de um Viajante Parte VI). Devo dizer que de todas regiões que conheci aqui na França, o Loire é a mais bonita (é tudo tão delicado tão perfeito ... acho que em outra vida nasci aqui!kkk)!!
A região do Valle Du Loire possui esse nome por causa de um rio que passa na região que se chama Loire (óbvio ¬¬) este e seus afluentes propiciam uma maravilhosa paisagem e terras férteis. Por  muitos séculos foi o lugar preferido dos Reis e nobres franceses, assim a região possui enormes e magníficos castelos (conhecidos como os Châteaux De la Loire), cercados por florestas (elas são muito bem preservadas) e muitas catedrais imponentes (sabe quando vê aqueles filmes que se passam na era medieval?! Então é muito mais lindo de perto!! Você se sente naquela época e dá muita vontade de ter uma máquina do tempo para voltar alguns séculos e ver como era a vida nesses lugares, ver como eram as obras originalmente, ...). Infelizmente não pude visitar tudo, pois são muitos, mas vi alguns e falarei mais especificamente de dois.
Château de Cheverny – é conhecido como o castelo do Capitão Haddock, personagem de um dos quadrinhos mais famosos daqui, TinTin. Quando você entra é entregue um guia que te explica cada cômodo, a ordem da visitação, curiosidades que ajudam a entender a posição dos objetos, o tamanho deles, etc (por exemplo, antigamente o povo dormia sentado porque achavam que deitado era a posição dos mortos! Por isso as camas eram pequenas!), a história da família que habita lá (os herdeiros do castelo moram nele – no ultimo andar e no subsolo, para ser mais precisa- e este é aberto o ano todo a visitação! Fiquei imaginando como deve ser legal tá atrasada, com o cabelo despenteado e ter que descer correndo para o carro e no meio do caminho você dá de cara com um grupo de japoneses equipados com suas máquinas digitais! Mas em compensação eles devem ganhar muito dinheiro, pq em todos cantos do castelo tem lojinhas que vendem replicas do ‘incrível’ jogo de mesa [tem o desenho de um cachorro correndo ¬¬] q representa a família do marques q habita lá!), o mapa do parque que pertence a propriedade, etc. O engraçado é que até o canil pode visitar e quando eu vi isso pensei: ‘ o que teria de interessante em um canil? Coitados dos cachorros de terem q agüentar todo esse povo indo encher o saco deles!’ aí qd vi entendi o motivo, o canil tinha no mínimo uns 100 cachorros enormes que são usados para a caça!


Château de Chambord – o rei François I não satisfeito com seus outros castelos, resolveu construir outro para poder ir caçar de vez em quando! Mas para a sua infelicidade,depois de 35 anos de mandato e 20 anos de construção, só pode usufruir de sua criação por 75 dias, pois ele já tava idoso e morreu. Essa é a história do porque esse modesto castelo foi construído! Ah, há boatos de que a escadaria foi construída por Leonardo da Vinci (essa escadaria é redonda e tem duas entradas, se você entrar de um lado, n pode ver quem tá do outro. É estranho explicando dessa forma, mas não sei de outra maneira!)


Depois de visitá-los voltei a Chartres, onde estava havendo uma atração que se chama ‘Chartres iluminada’, a qual consiste em colocar, em frente de cada monumento da cidade, um jogo de iluminação com um retroprojetor. Em alguns, eles fazem uma espécie de história, por exemplo, na catedral eles contaram a história de Jesus e no fim colocaram uma luz bem clara na fachada da igreja e passaram pássaros escuros indo embora! Foi lindo!!
Essa atração ocorre de abril a outubro e vale muito a pena!


Dicas para quem for a Chartres:
- Façam a visita da Catedral com um guia! Eles te explicam cada detalhe da catedral e você sai de lá como uma outra visão das coisas. Por exemplo, a Catedral é conhecida por seus vitrais extremamente bem trabalhados (construídos no séc 12 ), que permitem a sua iluminação, sendo conhecida como a Jerusalém de Luz. Ai o guia explica a história dos vitrais, seus significados, como pode lê-los, etc (em baixo de cada cena tem uns desenhos que mostram quem doou o vitral, então se tem pessoas fazendo pão quer dizer que foram os padeiros, e assim por diante! ) e também explica o pq da posição das esculturas ou pq as torres dela são diferentes (a torre da esquerda representa o velho testamento e no seu alto tem uma cruz que indica o sol e a da direita o novo testamento e a cruz dela é a lua –acho que essa é a ordem-, e as duas são setas que apontam para Deus!)
- A catedral tá em reforma, eles tão a limpando, pois com os séculos sua cor foi escurecendo, então se alguém for visita-la aconselho de irem daqui uns 3 anos (2012)! E de preferência em um dia bem ensolarado para poder ver a iluminação que os vitrais provocam!
- A biblioteca da cidade tem no ultimo andar enormes janelas que mostram toda a cidade do alto!
- preparem os sapatos pq lá é cheio de subidas e descidas!
- e quem for ver a iluminação, leve uma câmera fotográfica muito boa, para fazer fotos lindas! (a minha câmera é horrível para fotografar a noite e mais da metade das fotos ficaram ruins ¬¬)
(essa foto é de dentro da catedral. A parte da direita é a que já passou pela reforma, e a da esquerda é a q vai passar. Imagino que a catedral ficará magnífica quando acabada!
Bem queridos, fico por aqui! Espero que tenham tido coragem de ler mais um enorme post feito por moi!kkkkkkk! Amei escrever esse diário e para aqueles q o leram muito obrigada!
À bientôt
D.

Um comentário:

  1. Eu liiii
    E recomendo a todos que leiam tb =]
    Sabe o que eu sinto D.? Que mesmo grandes os seus posts ainda são pequenos, pq a impressão que passa é que vc não colocou tudo o que vc queria contar x]
    Mas eu me amaaarro nas historinhas *.*

    Quero ir conhecer a França um diiia
    Me leeeva?
    =D

    Beeeijo D.
    Saaaudade

    ResponderExcluir