10 agosto 2009

Liga da Justiça, uma Organização Internacional


Segundo Ricardo Seitenfus (2005, p. 32) Organizações Internacionais [OIs] são associações voluntárias de Estados que podem ser definidas da seguinte forma: trata-se de uma sociedade entre Estados, constituída através de um Tratado, com a finalidade de buscar interesses comuns através de uma permanentes cooperação entre seus membros.

Uma OI pode ser tanto uma Organização Intergovernamental [OIG] quanto uma Organização Não-Governamental Internacional [ONGI].
OIG = ONU, OMC, OEA, OMS...


ONGI = WWF, GreenPeace, Centro Feminista de Estudos e Assessoria, Médicos sem fronteira...



OIGs se norteiam por três princípios básicos. Elas são:
- Institucionalizadas [Significa que ela tem um espaço físico em um lugar bonito e taal]
- Multilaterais [Dentro dela tem que ter mais de três Estados]
- Permanentes [Dispensa explicações né?!]

Não podem ser criadas sem o crivo de um Estado, e só podem atuar dentro da área definida na Carta constitutiva da Organização [Poor exemplo: A OMC foi fundada a partir do GATT e só pode regular as relações comerciais dos Países, ela não pode sair por aí metendo o bedelho na área de saúde ou de Trabalho, vai contra a carta que dá origem a ela]. Funcionam como criadoras de princípios, normas, regras e práticas entre os Estados.

As OIGs por serem criadas pelo aval de Estados, só tem legitimidade com eles. Apesaar da participação deles ser "voluntária" [tem gente que questiona isso, pq um Estado pode manifestar o interesse de entrar numa OIG, mas por trás dos panos ele está sendo pressionado por algum país que tem interesse nisso e que dá alguma condição (dinheiro, beijos) p. ele]. O objetivo principal das OIGs é Promover [a paz mundial, zoeeeei] a cooperação entre Estados.
Agooora, quanto as ONGIs... Elas também são voluntárias, mas a diferença e que elas são privadas, ou seja elas nascem não da vontade de um Estado, mas de pessoas ou empresas ou seja lá quem for. Podem tratar de qualquer tema, como Direito Humanitário [Digam, Olá Cruz Vermelha], Aquecimento Global, questões sociais como Trabalho Infantil, Trabalho Escravo, etc.

Enfim, as ONGIs estão em todos os lugares e em praticamente todos os assuntos [acho que não vi nenhum tema que não tenha pelo menos uma ONG cuidando dele].
Outra diferença é que elas não tem personalidade jurídica, porque são criadas por pessoas do Direito Internacional Privado, loogo não podem celebrar tratados [não confiem em mim, ainda tô estudando essas coisas e né?! Vai que eu erro :x].

Agora, CHEEEGA de enrolação!
Pra que essa mini aula introdutória de OI? Para explicar o super pensamento de que a Liga da Justiça [taraaaan] é uma Organização Internacional, e tenho dito.



Os princípios de funcionamento de uma OI são idéias gerais de como o mundo deveria funcionar, e as normas devem ser seguidas por estabelecerem obrigações e os direitos dos atores. [Não ator de novela, ator Internacional, que nesse caso específico são os Estados, e no caso da Liga cada Herói =D] Assim como uma OI precisa da legitimidade do Estado para ser válida, cm a Liga da Justiça não foi diferente. O Embaixador da Liga, o Superman, precisou do aval dos Estados Unidos para ter uma base militar em algum lugar perdido na galáxia. Pensando em proteger o Planeta Terra [claro...pq Kripton já foi destruída, em marte não tem nada, e ninguém sabe onde fica Temiscira (lá é proibida a entrada de homens - que tristeza), reino da Mulher Maravilha] dos maníacos que sempre querem dominá-la e coisa e tal [num sei pq... por ai devem ter planetas mais legais, num é possível!] [Tb não sei aqui só dá gente trambiqueira, prontofalei!], Superman e outros da laia dele, resolveram então criar a Liga da Justiça.

No episódio Iniciation, o secretário geral da Liga, o que usa roupa azul com uma capa vermelha e tem um S bem grande no peito, já começa o discurso da seguinte maneira ''vocês acrescentam habilidade a esta equipe. Força, rapidez, estratégia, entre outras... mas somos todos iguais em uma coisa: todos estamos dispostos a fazer sacrifícios que um herói deve fazer, mesmo o derradeiro. Como somos números, nós podemos fazer mais do que apagar incêndios, podemos interagir, podemos promover o bem no mundo, mas de uma forma organizada. Jonh [O Marciano p. quem não se liga em nomes] vai ficar aqui em cima de olho em tudo. Ele que vai decidir qm vai aonde e quando. Sei que tds estão acostumados a tomar decisões sozinhos. Mas a partir de agora vamos precisar de mais coordenação entre nós''. Claaaro q alguns, não ficaram satisfeitos. Pq viram no discurso que a liberdade que cada um tinha, não existiria mais pq eles estariam condicionados as ordens do Marciano.


Era diiisso que estávamos falando tá vendo? Do mesmo jeito que os heróis se sentem inseguros quanto a entrar na Liga, os Estados também se sentem [como se Estado tivesse sentimento... Mas DÁ NADA xD] da mesma forma ao entrar em uma OI, pq ele vai ter que se dobrar as normas acordadas por todos os outros e caso ele resolva ser o mt doido e quebrar as regras pré-estabelecidas vai ter que ter cacife p. aguentar as consequências e taal.
A ONU por exemplo, tem Estado que acha que as missões de Peace making, Peace keeping ou ajuda de qualquer natureza são uma forma de invasão de soberania [que, de uma forma bem meia boca, é a autoridade dos Estado dentro de suas fronteiras, nada pode acontecer sem o consentimento dele dentro do espaço físico desse Estado], tanto que o Mianmar quando teve aquela catástrofe natural, não deixou a ONU entrar no país com a ajuda. Pq o governo achou que de alguma forma isso serviria de incentivo p. o povo se levantar contra a ditadura de lá. Os heróis libertos na hora que viram a forma como a Liga ia ser montada devem ter sentido sua soberania afetada. FATO!

Nesse mesmo episódio [para quem esqueceu: Iniciation], Lanterna Verde sai em missão até algum país que está emitindo muito calor por conta da energia nuclear liberada [te lembra alguma coisa?]. Qnd Lanterna Verde, SuperMoça, Capitão Átomo e Arqueiro verde, vão a uma visita surpresa a este país [onde ninguém pode ir] encontram soldados armados e o General Quan [é claro que ele tinha olhos puxados... sei não...axo que era Coréia do Norte... é só um palpite] [Eu acho que era a China, pq Eixo do mal e taal...] diz que está honrado com a visita da Liga e que está tudosobre controle [falando grosso com o pobre Lanterna]e não precisa daajuda deles! [UI].
Esse tipo de visita da Liga me lembra uma outra OI, Agência Internacional de Energia Atômica - AIEA. Ela foi criada em 1957 com o intuito de fiscalizar, a cargo da ONU, o cumprimento de resoluções e tratados internacionais sobre energia atômica e armas nucleares [O tratado mais importante foi o Tratado de Não Proliferação Nuclear - TNP, 1968]. Então, olha só como eles agiram como agentes da AIEA... Isso lembra aquela acusação dos EUA contra o Iraque de eles estarem produzindo armas de destruição em massa, os agentes foram lá não acharam nada, os EUA invadiram e BAM! tb não acharam nada (Y)

Outra semelhança da Liga com a ONU, sabe quando eles tem que tomar uma decisão super importante? Tipo decidir se dispara o Raio Difusor na Terra? Ou se algum herói indisciplinado [o Flash não conta] deve ou não sair da Liga? Pois é, só os heróis que estavam junto com o homem azul na hora da fundação da Liga podem decidir as coisas, são eles:
- SuperMan [ÓÓÓ], Mulher Maravilha, John, Lanterna, Mulher Gavião, Flash e Batman [Me liga!].


Não me espantaria se eles fossem cinco ao invés de sete. Qualquer semelhança com o conselho de Segurança da ONU é pura ilusão de ótica (Y). O CS é meio que a antesala da Assembléia Geral, nela os Cinco vitoriosos da 2ª Guerra Mundial [China, França, Inglaterra, EUA [ÓÓÓ] e Rússia], decidem que assuntos vão entrar em pauta na votação da AG. E aí que entra o tão conhecido poder de veto dos membros permanentes do CS, pq tem aqueles 10 temporários [com mandato de 2 anos]. A diferença é essa, não tem membro rotativo no CS da Liga, os 7 imperam forever x]

Acho que já alongamos o post além da vontade de leitura de tds, mas DÁ NADA
AAAASUIAHSSUHSUASHASUHASIUHSAUSHAUSH

Dessa forma, encerramos aqui a nossa querida Análise e:
NemNosLigue, antes que eu me esqueça!
C. e A.

Ps1.: As autoras do post não fizeram uso de substâncias tóxicas ou alucinógenas antes de escrever o post, o Ministério dos Duendes garante!
Ps2.: A definição de OI do início do post foi retirada de:
SEITENFUS, Ricardo Antônio. Manual das Organizações Internacionais. 4. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005. [Vaaai que nos acusam de Plágio? OMG!]

7 comentários:

  1. Gente, que loucura huahauahauahau eu ri muito disso...

    comparar a Liga com a ONU, só vocês mesmo...mas foi ótimo aprendi um monte sobre OIG e ONGI.

    Muita criatividade por aqui heim?!

    Mas eu nem sou muito ligada em Liga da Justiça..só vejo pq meu irmão ama..! XD

    Beijinhos

    Por Samara Correia

    ResponderExcluir
  2. Ahh que criatividade meninas! Vcs me surpreenderam... Pude entender um pouco desse mundo internacionalista de vcs aí... Ainda mais ilustrado com a Liga da Justiça né?! (Não assisto mas deu para ter uma idéia).

    Sabe que no Jornalismo a gente tem que procurar extrair a novidade e a criatividade dos fatos? E aqui eu acho que vcs fizeram com maestria. Só vcs mesmo para comparar Liga da Justiça com Organização Mundial...

    Adorei!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. post gigante .... to com mta preugiça de ler ele td ..mas to tentando.....=p..gostei dele so pq fala da liga da justicaXD

    bjs

    ResponderExcluir
  4. AMEI esse post!!! vcs se superaram!!! comparar a Liga da Justiça com a ONU foi lindo de morrer!!kkkkkkk!!!jah podem virar minhas monitoras semestre q vem!!!

    tipo isso me lembrou aquelas tardes de estudo na conex, onde uma dava um exemplo mais louco q outro para explicar a materia!!!kkkkkk!! fiquei com saudades!!

    teh
    D.

    ps1: continuem assim!!!!

    ps2: façam um post relacionando economia inter'l com algo! ficarei agradecida no semestre q vem!!kkkkkkkkkkkkkk!!!

    ps3: obrigada por colocar os nomes e a explicaçao dos personagens pq para variar eu n me lembrava!!kkkkkkkkkkkkkkkkk!!! foi o batman q construiu o satelite onde tem a liga neh?!

    ResponderExcluir
  5. Como assim? Geniaaall! Qnd eu precisar lembrar d alguma definição na aula de OI, é só lembrar da Liga! Adoreei!

    ResponderExcluir
  6. "todos os assuntos [acho que não vi nenhum tema que não tenha pelo menos uma ONG cuidando dele]."
    HAHAHAHAHA

    eeeu adorei
    gostaria de ter lembrado de toda a introduçao no ultimo controle da Fernanda xD

    ResponderExcluir
  7. Então a Liga da Justiça é uma organização internacional? haha
    adoreei!
    quanto conhecimento, a maioria das coisas aí eu nem imaginava.
    Acho que estou precisando ler mais!
    adorei o blog, vou linkar!
    Beeijo!

    ResponderExcluir