20 agosto 2009

Diário de um Viajante Parte VII



-->
Caros leitores, minhas férias ainda não acabaram e agora estou Grandcamp-Maisy (vou embora hoje!!kkkkk). Cidade praiana que fica situada na Normandia e é banhada pelo Canal da Mancha, neste local foi onde houveram os primeiros desembarcamentos das tropas dos aliados (os Rangers, não sabia q eles tinham esse nome, ai passei em frente a um museu na cidade com uma placa bem grande com esse nome e na frente tinham umas mostos, ai a burra aqui pensa: deve ser um museu de algum grupo de motoqueiro, q bizarro! Kkkkk! Ai depois vejo esse nome num quadro na casa do meu tio, então foi ai q a ficha caiu!kkkk) no famoso Dia D. ( ou como dizem aqui Jour J.), aqui perto está a Point Du Hoc, por onde as tropas aliadas começaram a invasão.

Uma curiosidade é que antes da invasão os aliados para evitar q espiões alemães descobrissem o plano, deram nomes americanos as praias por onde eles entrariam, por isso a praia q tem aqui na frente se chama Utah Beach e a q tem do lado Omaha Beach. Diz a lenda q um espião alemão escutou esse nome e passou ao seu comandante, mas este n acreditou e por causa disso a invasão foi um sucesso.

Com base nisso nem preciso dizer que aqui o povo ainda respira a II guerra mundial! Por exemplo, todas cidades da região tem um cemitério americano ou um alemão ou um britânico , etc; na entrada de algumas tem um negocio q parece um hidrômetro e isso é o símbolo q as tropas aliadas deixavam para avisar q a cidade já havia sido libertada; na praia aqui há um lugar onde tem umas barreiras de ferro q foram usadas durante o debarcamento; e tb muitas cidades tem poucas construções antigas, pois a maioria foi destruída durante a guerra, ai sempre q se tem um passeio turístico o guia fala: antes aqui havia uma casa do séc. XVIII, mas com a guerra esta residência foi destruída e no lugar construíram um prédio ... blábláblá....!

Mas também há um pouco de história um pouco mais antiga, por exemplo, aqui de frente tem uma ilha usada por Napoleão como prisão, infelizmente n pode-se visita-la, porem imagino o q esses presos sofreram lá, pois essa região tem as seguintes caracteristicas: Chuva, Vento, Frio e Neblina!

-->

Estou aqui faz quase 2 semanas, então por isso separarei por tópicos o que fiz:

-- Andei pela cidade e quase todas as tardes ia num lojinha comer crepe ou outras delicias doces. E constatei q aqui n tem jovens!! Tem só pessoas da terceira idade ou pais com seus filhos pequenos ¬¬!!

-- Aprendi a fazer Charlotte – uma sobremesa dos deuses!! Tipo ela é feita em uma panela redonda, ai vc pega um biscoito q parece aqueles de pavê e forra a panela com ele, depois coloca um creme q parece aquele de tortinha de morango e coloca framboesa ou amora ou morango, etc, e depois cobre de novo com o creme, poe mais fruta e fecha colocando mais bicoito! Nossa é OTIMOOO!! Um dia desses coloco a receita para quem quiser tentar fazer!


-- Pesquei Camarão (pesquei muitos ¬¬, um pequeno e magrinho) – nessa região qd a maré tá baixa o povo sai para pescar camarão. Eles vão até os laguinhos q são formados (mas estes devem ter água até o meio da canela, pois os camarões não gostam de lugares q tem pouca água, pq é quente), vestidos de um tênis velho ou uma bota de plástico, com um macacão (no caso de pescadores de férias, como eu, short), uma blusa e um boné, usando uma redinha para pescar os bichinhos e uma cestinha amarrada na cintura ou pendurada no ombro para encarcerar os bichinhos, o povo vai todo contente para a praia! O perigo é qd a maré remonta e a pessoa n percebe, pq rápido e ela tá concentrada em saber onde estão os coitados dos bichinhos!


-- Andei de Caiaque (n tenho dom para conduzir coisas q flutuam! Bati os remos do caiaque umas 5 vezes na cabeça do meu primo! Coitado!)


-- Visitei a Abbaye aux Hommes - ela é uma das Abbayes (abadias) q tem em Caen (capital da Normandia), a outra se chama Abbaye aux Dames. Ela foi fundada por Guillaume Le Conquérant em 1063 e se chama assim pq ela era habitada por padres! Durante a IIGM a cidade de Caen foi praticamente toda destruída e só as Abbayes sobraram e perderam só algumas telhas durante os combates, isso ocorreu pq durante a guerra as pessoas as usavam como refugio e por causa disso eram as área mais protegidas da cidade, porém alguns dizem q é pq elas são lugares sagrados e foram protegidas pelo céu.


-- Visitei o Monte Saint Michel – especula-se que data desde 709 d.C.. Como diz o nome ele é um monte e só tem ligação com a terra qd a maré tá baixa (antes era assim, hj por causa de uma construção de uma pista q liga ele a cidade, a água do mar n passa mais, então só ficam umas piscininhas naturais q nem chegam a cobrir a área entre o monte e a cidade, mas o governo Francês tem um projeto de fazer uma ponte para q possibilite a passagem da água), antes era pequeninho e com os séculos foi crescendo. Durante a revolução francesa foi proibido de ser chamado de Monte Saint Michel, pq fazia alusão a religião. Hj recebe mais de 3 milhões de turistas por ano. Mais informações procurem no Google!

O q eu achei do Mont Saint Michel? Lindo, porém tem muito turista, em especial japoneses com suas enormes câmeras tirando foto até do pombo q passa na frente deles! É muito cansativo andar lá, pq tem muitas subidas e as escadas são enormeees!! Dá para ver q o homem é capaz de destruir tudo rapidamente, digo isso pq é horrível qd vc vê a paisagem lá do alto do monte e uma parte dela é ocupada por um enorme estacionamento e por uma pista horrível q liga o monte a vila!! E o lugar mais bonito dele é o jardim q tem no topo dele, de onde dá para ver o mar por grandes portais q tem ao redor do jardim!

Dicas: qd forem se vc sabe falar frânces ou inglês perguntem qd sairá a prox visita com guia. É de graça e muito bom! E n peguem o guia de áudio, pq serve só para gastar dinheiro! Outra coisa é q tem uma lojinha de lembrancinhas no fim da visita q é uma perdição, mas tudo é muito caro! E normalmente se vc for em outra vila da Normandia vc encontra as mesmas coisas com preços melhores. Por fim, nunca diga a alguém da Normandia q o Monte fica na Bretanha, pq esses dois estados são como Brasil e Argentina, discutem por tudo. E o Monte depois de muito debate e da conquista dele por Guillaume le Conquérant ficou na Normandia, porém a 1km da fronteira entre esses dois estados.




-- Visitei a Tapisserie de Bayeux – eh um enorme pano bordado q conta a história das conquistas de Guillaume Le Conquérant e foi começado a ser feito em 1060 e terminado muitos anos depois (esqueci qt tempo depois, mas n foi muitoo, foram soh de 50 a 100 anos por ai), n deu para tirar fotos pq eh proibido! E através dessa tapesserie q foi possível q os estudiosos soubessem a importância de algumas construções, como por exemplo as Abbayes citadas acima.


-- Visitei La Cité de la Mer que fica em Cherbourg – é um museu marinho, onde tem aquários enormes, um submarino nuclear, uma simulação ridícula de um submarino (vc entra num lugar onde tem varias salas e em todas eles te filmam sem vc saber, ai no fim eles fazem como se fosse um filme da sua ‘aventura’ marítima e passam vc durante o passeio! Mico total!) e outras coisas q envolvem mar, mas é legal.





Bem queridos leitores isso foi um pouco do que fiz nesses últimos dias, tentei resumir ao máximo, mas n consegui deixar menor q isso!!kkkkkkkk!! Daqui irei voltar a Chatellerault, mas antees passarei um tempo em Chartre! Por isso ficarei cerca de 1 semana sem internet!

À bientôt
D.

Ps: Parabéns aos corajosos q leram tudo!!!kkkkkkkk!!

4 comentários:

  1. Deeeeed's eu dava tudo pra ver vc pescando camarão!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    e a cidade deve ser linda, e ainda tem taaaanta coisa interessante. Muita história!
    =D
    Faz ai uma camapanha de natalidade pra nascerem mais crianças, nunca vii!
    kkkkkkkkkkkkkkk

    beeeeeeijoo, saudaaaades!
    ;*
    Fica com DEUS

    ResponderExcluir
  2. n eh preciso!!! a minha familia eh respons&avel por aumentar a natalidade na frança!! cd primo meu tem no min 3 filhos!

    ResponderExcluir
  3. Geeeente que boniiito
    Eu nem gosto de história...
    UAIHSIAUSHSIUHSAIUHASUISHAUISHASUIHSA

    Mas p. o problema de ausência de jovens só tem uma solução, e a família da D. devia fazer escola
    AUSHAISUHSSHSIUHSUISHIHASIUHISUHSIUHSUIAH

    Não some assim mais nãão D.
    Precisamos dos seus relatos =D

    Saaaudaaaades
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. karaaaaaak

    bateu o recorde... isso mostra a vontade d falar em portugues... tô t sakaaando

    ResponderExcluir