26 agosto 2009

Quem tem medo dos Tigres Asiáticos?


Era uma vez os Tigres Asiáticos, que eram assim conhecidos por causa da rapidez e agressividade com que cresciam, economicamente falando. São eles: Taiwan, Coréia do Sul, Hong Kong e Cingapura [Se vc pensou: Nossa que inexpressivos, junte-se ao clã (Y)], toooodos mostrando ao mundo que tamanho não é documento e que vc pode sim crescer e mostrar as garras [uuuui xD]. Mas eis que surge uma crise em 1998 e FIM.



Resumidamente, essa é a história dos tigreetes, mas eu me leeembro bem do alarde que faziam qaunto ao poder deles e que talvez eles ultrapassassem os EUA e taal. Lembro também daqueles que diziam que isso era fogo de palha e que logo eles voltariam a ser meros países do Sudeste Asiático, sem muita importância e que não eram páreo para a potência do Norte.
Achoo que nem preciso dizer quem estava certo né?!

Porque esse post? Só pq eu acho que tá acontecendo a mesma coisa com a China agora =]
Siiim, a China [terra do povo dos zói puxado que nem no Japão e nas Coréias] que vem crescendo algo em torno de 9 e 10% ao ano e que o PIB é de mais de 3 TRILHÕES de Dólares americanos. Para mim, rélis universitária ela não ultrapassará os EUA como potência mundial [leia-se: Dono do mundo] enquanto não mudar uma série de fatores internos.
Primeiro:
A China nem é Economia de Mercado [Significa que o governo de lá mete o bedelho em tudo (Y)]

Segundo:
O crescimento econômico não é acompanhado de medidas para melhorar as condições da população. Toodo mundo sabe que tem controle de natalidade, mas ele só serve para aumentar ainda mais a mortalidade infantil, o índice de abortos e etc. Pq o governo apoia as famílias que tiverem filhOs e se for filhA eles não querem neeem saber pq mulher pode engravidar e aumentar a população. Aí as grávidas começaram a forçar o aborto quando fazia o ultrassom e descobriam que estavam a espera de uma bela Chinesinha, então o governo proibiu a ultrassonografia, MASSA, então as famílias que tinham filhAs as abandonam no hospital, no meio da rua, jogam no poço... Enfim, simplesmente dispensam as belas magnólias. [Não farei mais comentários acerca disso pq o post tá começando a crescer demais :x]

Terceiro:
A distribuição de renda não é lá essas coisas, o dinheiro fica concentrado nas mãos das famílias que tem as empresas onde os escravos trabalham. E o resto, é resto. Não interessa o quanto eles trabalhem, eles NUNCA vão chegar a ter dinheiro sobrando.

Quarto:
A cultura chinesa é composta de que? Alguém já assistiu filme feito na China? Já tomou alguma Coca-Cola chinesa? Conhece os nomes de atores e atrizes Chineses de cór e os venera?
Se alguém conhece tudo isso, por favor, me bote dentro do assuno, beijos.

Ao contrário do que pode parecer, não estou diminuindo a China, estou dizendo porque os EUA faz o que quer no mundo Enquanto a China só constrói prédio em Pequim.
Para ser uma Superpotência mundial, é necessário mais do que poder econômico e poder bélico, é preciso encantar as pessoas ao redor do mundo, mostrar a elas que vc é bom e elas podem consumir os produtos do seu país pq eles são tão bons quanto vc. É necessário que internamente haja o mínimo de equilíbrio.
Eu sei que o primo do norte não é perfeito, mas sei tb que ele não tá dominando a tanto tempo sem esforço, tuuudo competência dele. Então, antes de criticá-lo para de tomar Coca-Cola e assistir os filmes de Hollywood e depois a gente conversa ;]




NemMeLigue [Taava com aqueeela saudade de postar xD]

A.

7 comentários:

  1. ''Os atores Jiang Yihong, de Sombras Elétricas, Wang Xuebing, de O Parque, e Hui Yu, de Olá Frank! , vieram ao Festival do Rio (2007) prestigiar a mostra Foco China''

    viu, tem atores na China!

    ResponderExcluir
  2. ameiii esse post!!!

    Jack Chan eh chines? kkkkkkkkk! algumas vezes passam filmes chineses na sessao da tarde!!kkkkkk!!

    mas soh para complementar:

    - na china eles matam, abandonam, etc, as meninas tb pq tem uma questao cultural por tras! tipo eles acreditam q ter um filho homem eh importante pois eh ele quem vai dar continuaçao ao nome da familia e tb pq ele traz sorte!
    e eu vi na TV q a china para evitar esses problemas, de qd nasce menina, alterou a lei do filho unico e agora cd familia pode ter 2 crianças (tah faltando mulher lah e as q tao disponiveis n querem casar ou tao muito dificeis de conquistar - vi um doc q mostrava a dificuldade de um jovem chines de achar uma esposa e para achar uma ele tinha q ter casa propria e um bom salario e como ele era muito pobre, teve q ir para pequim procurar emprego e tentar ganhar dinheiro lah para voltar a sua vila e se casar, mas isso pode demorar anos e na sua situaçao ha muitos!)

    - e lembre-se q nem sempre a economia administrada pelo governo eh ruim! (estudei tanto isso q acho q n esquecerei mais! lembro ateh da questao e lembro tb q me confundi na primeira prova!kkkkkkkk) mas como vc disse, eh preferivel a de mercado!

    teh
    D.

    ResponderExcluir
  3. Em outras palavras, para ser potência tem que ter hipnose lavagem celebral!!! =P
    Eu mesma não me sinto nem um 'tikin' atraída...


    um bjo filha!!!
    Ah! eu tbm conheço o Jack Chan!!!
    =]

    ResponderExcluir
  4. pq vc tem q colocar sempre post monstruosos
    ......

    ResponderExcluir
  5. Eu admito: destesto a China.com; não me ligue pra falar dela, ok?
    beijos!
    kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Falou e disse! Mas acho que já é uma coisa que nos está interiorizada: tudo que é dos EUA é bom, bonito e elegante. Falar inglês, tomar coca-cola, assistir filmes, séries americanas ou o que quer que seja, está no nosso sangue! É preciso abrir os olhos e ver que o Brasil é bom também, a começar pela indústria cinematográfica que tem crescido. E eu nem preciso falar da nossa floresta né? Creio que para encantar o mundo é preciso ter identidade própria. Ou em qual outro lugar tem gente mais bonita, futebol mais bem jogado se não for o Brasil?!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. confesa vc coloca esses posts enormes só pra ver se eu tenho saco pra ler neh..huauhahuahua mas só de birra agora eu vopu ler...=p

    ResponderExcluir