07 dezembro 2009

Olho Neles

*Eu sei que o ritmo de posts anda meio [tá bom, MUITO] frenético nos últimos dias, mas é que esse tempo todo sem postar e o excesso de tempo livre das férias, fez com que as ideias e os assuntos surgissem muito rápido x]

Mas na verdade, tá acontecendo uma porrada de coisas interessantes e eu válido comentarmos aqui. =D
No dia de hoje, começa a Conferência pelo Clima em Copenhague, na Dinamarca. Lá estarão reunidos 193 chefes de Estado de todo o mundo p. tentar chegar a um novo acordo sobre o clima.
Porque isso?
Porque o mundo tá acabando! Zoooei, RÁ! [mas é verdade, tá acabando :x]
É porque o Protocolo de Kyoto expira em [#] 2012 [Facts] e se nenhum acordo for assinado por agora, o mundo vai poder se autoconsumir [como no absurdo 2012] com mais facilidade. Foi por causa diiisso que a WWF fez a Hora do Planeta, na verdade ela surgiu em 2007 na Austrália e se expandiu pelo mundo até ganhar a visibilidade que ganhou neste ano, mas o intuito é esse: Fazer com que os dirigentes do mundo construam um novo acordo sobre meio ambiente p. evitar a falta de regulamentação nessa área [só sei disso pq tive que apresentar um trabalho sobre essa ONG, beijos. Mais informações no site].

O acordo que vão tentar assinar é o COP 15, a tendência é que ele seja um pouco mais realista que o Protocolo de Kyoto e todos estão concentrados p. que haja adesão total, ou então dos países que mais importam [p. que não aconteça como o PK e os EUA fique de fora, por falta de aprovação interna]. Os EUA não ratificaram o Protocolo pq o pessoal de lá acha que isso retardaria o crescimento do país, mas não podemos crucificá-los por isso quando tantos outros Estados pensam da mesma forma... Também não podemos jogar a culpa disso em cima do governante pq o Obama tb não tem muitas chances de conseguir aprovação do COP 15. Por causa de uma palavra pequena que causa MUITOS problemas: LOBBY, lá nos States a prática do Lobby é comum e até mesmo regulamentada as indústrias financiam abertamente as campanhas dos candidatos e estes se propõem a governar p. garantir os interesses daqueles que o apoiaram. Eu não acho isso errado, pelo menos eles são claros e não ficam fazendo as coisas por debaixo dos panos, a defesa de interesses é clara e bem feita. Se a indústria dos cigarros tem dinheiro p. apoiar um punhado de candidatos, ela vai ser veementemente defendida por eles e pronto. Não há margem para dúvidas [mas isso é um post futuro, aí eu dou o endereço do site que diz que indústria financia quem nos EUA], é tudo muito claro e os lobistas estão sempre no Hall do Captolium p. saber se estão sendo defendidos de fato [O nome dessa dificuldade de aprovação nas RI é winset, um conceito criado Robert Putnam, mas quando eu fizer um post falando do Lobby nos EUA, explico sobre esse conceito tb =D].
Mas então, muitas empresas dos EUA se sentem ameaçadas se uma política totalmente ambiental for adotada pelo país e por isso o Obama não pode chegar com um projeto Viva a Natureza abaixo o concreto p. ser aprovado, pq não vai. Ouvi dizer que o máximo de redução de emissão de carbono que o Senado vai aceitar é 20% e isso já vai ser uma MEGA vitória, porque ao que tudo indica, a China [que polui mais até que os EUA] pretende reduzir menos ainda, apesar das críticas sofridas por conta dos Olimpíadas de Pequim. Dois países altamente capitalistas, que veem o investimento em políticas ambientais como um impecilho ao crescimento econômico, podem alterar os rumos da Conferência, porque se EUA e China, que respondem [sozinhos] por 40% das emissões de gases-estufa do mundo, não ratificarem o tratado e continuarem poluindo de forma desordenada o COP 15 vai ter tanta validade quanto o PK.A situação em Conpenhague é MUITO delicada e, como já disse o nosso presidente, não vai ser fácil criar um tratado que agrade a gregos e troianos. Só espero que eles se empenhem ao máximo p. que isso saia.

Olho Neles!
A.

3 comentários:

  1. Oi
    Nossa eu fiquei sabendo disso! O mundo está realmente acabando. Se não fizermos nada, nem sei o que acontecerá. Acho que os EUA poderiam se esforçar né? O lugar que eles moram está desmorando! :(

    Beijo
    :*

    ResponderExcluir
  2. Devemos cuidar do planeta mesmo. E como vc bem expressou esse Acordo é um acordo entre aspas... Pq não favorecerá a todos... Mas se cada um ajudar de alguma forma e não visar o próprio lucro. Será no mínimo razoável. Acho que o ponto nevráugico encontra-se em deixar lucros de lado e pensar no benefício da sociedade e do planeta.

    ResponderExcluir
  3. Devemos cuidar do planeta mesmo. E como vc bem expressou esse Acordo é um acordo entre aspas... Pq não favorecerá a todos... Mas se cada um ajudar de alguma forma e não visar o próprio lucro, será no mínimo razoável. Acho que o ponto nevráugico encontra-se em deixar lucros de lado e pensar no benefício da sociedade e do planeta.

    ResponderExcluir