18 julho 2009

Diário de um Viajante Parte III

Caros leitores, caso você pense em algum dia viajar para a França ou se você tem curiosidade de saber mais sobre ela, aqui vão algumas dicas e um pouco de como são as refeições neste belo país!
Aqui as refeições são divididas em 4 partes (entrada, prato principal, queijo e sobremesa), sempre tem pão na mesa e normalmente são feitas com as frutas e legumes da época, por exemplo agora é a época da abobrinha e da berinjela!

A entrada normalmente é uma fruta ou uma salada, mas na maioria das vezes é a primeira opção (em todas as casas que vou a fruta é o melão – aquele verde por fora e laranja por dentro – e eu não agüento mais!! Sério todo dia como melão! E ele não vem todo picadinho – tb acho que é pedir muito kkkkk- ele vem fatiado e você o corta no prato), então ai vai a primeira dica:
Como cortar o melão kkkkk – eu com a minha ótima coordenação motora tive dificuldades no inicio, parecia uma criança cortando melão kkkkkkkk- : pegue o seu garfo e o coloque em uma das pontas desta fruta – não coloquem muito na ponta, pq n vai dá certo, coloquem mais para o meio- passem a faca rente a parte de verde que vem antes da casca, quando a faca encontrar o garfo mude este de lado e faça o mesmo procedimento até que a parte laranja se desgrude da parte verde e você estará pronto para desfrutar dessa fruta..kkkkkkkkkkk. 
A segunda dica é a seguinte: comam bem na entrada, pq nunca se sabe o que vem a seguir.
O prato principal é sempre uma surpresa, digo surpresa pq nunca se sabe o que virá (por exemplo, ontem tinham óvulos de um peixe lá, sim queridos era OVULO de peixe, o negocio era branco, parecia um intestino desenrolado e dava para ver as veias , para acompanhar tinha batata assada com a casca e salada de alface!! E todo mundo tava adorando! Eu comi um pedaço e parecia uma mistura de sardinha com atum, para acompanhar juntei a batata e um monte alface e fiz cara de ta ótimo! kkkkk ), então ai vai a terceira dica, que é mais uma questão de educação do que de como comer: comam um pouco de tudo o que te servirem, mesmo se não gostarem, você só estará salvo se for alérgico a algo! Mas fiquem calmos, nem sempre a comida é bizarra ou ruim, pelo menos aqui na casa da minha tia sempre tem pratos muito bons e de vez em quando tem algo bizarro).
É comum não haver carne no prato principal, às vezes é um prato feito com os legumes da época (normalmente é com abobrinha ou berinjela ou os dois juntos e devo declarar que “adoro berinjela e abobrinha”), e quando há carne, ela é de porco (algumas vezes serviram ela cortada de um jeito que parecia um bacon e tinha mais gordura do que carne, outras na forma de lingüiça, conhecida como andouillette, prefiro nem comentar como ela é, só digo que se te servirem algo cinza que parece lingüiça peguem o pedaço menor!), de peixe ou de frango, algumas vezes tem de boi ( acho que eles nunca estudaram as doenças que a carne bovina mal passada pode passar, porque ela é só assada por fora e dentro ela fica praticamente crua, e como sempre admirei o chupa-cabra e adorrooo sentir o gosto do sangue do boi e aquela sensação de carne crua na boca devo dizer que fiquei hiper contente!! ¬¬), aqui onde estou eles adoram caçar, então as vezes (em datas comemorativas, tipo 14 de julho) eles servem carne de cervo (até que não é ruim).
E o nosso amado arroz e feijão não faz muito sucesso aqui não, eles servem o arroz com a salada, quarta dica: se te servirem arroz e você vê no meio dele tomate, pepino, etc, pode ter certeza que é uma salada e obviamente ele vai estar frio . Eles até tentaram fazer uma comida brasileira aqui, compraram arroz e um feijão que nunca tinha visto antes e eu mostrei como fazia, devo dizer que eles tacaram molho e comeram ou o feijão puro com a carne de porco ou o arroz puro com esta, ai entra a quinta dica: para eles a comida deve ter um gosto forte! Senão ela não é saborosa! Por isso o arroz não faz sucesso aqui!

Os queijos, todo bom francês come queijo durante suas refeições (almoço e jantar) e sabe diferenciar o gosto de cada um (por isso gosto do meu lado brasileiro!!). E para mostra como comer queijo aqui coloco a sexta dica: pegue um pedaço de pão bem grande e corte um pedaço de queijo de um tamanho razoável só para você saber se gostará ou não, caso haja mais de uma opção pegue um pouco de todos para provar e da próxima vez poder escolher os que são bons dos que não são; tire a parte dos fungos (eles não comem isso então, podem cortar, se o queijo for muito ruim caprichem nesse corte – deixem mais queijo do que fungos, nem dá para perceber kkkkk); e coloque um pedacinho do queijo num pedaçao de pão (se você não quiser sentir o gosto) e caso goste de vinho beba este junto (alivia o gosto do queijo).
O queijo muitas vezes é a salvação para quem comeu pouco ou detestou o prato principal, sétima dica: como ele é servido com pão coloquem um pouco de queijo no prato e se sirvam de pão a vontade, então sua fome passará.
Finalmente, a sobremesa! Ela normalmente é uma fruta da estação, por exemplo, agora é a época do pêssego, então sempre tem pêssego kkkkk! As vezes é sorvete (a caixa com 8 cornetos aqui custa 1, 80 euros – foi o que vi na propaganda – e aquele sorvete maravilhoso da kibon, carte d’or, é o que mais tem aqui!) e esses dias fiz brigadeirão e eles amaram kkkk!! Oitava dica: eles comem a fruta com garfo e faca! Sério! Ri muito interiormente (para não ser mal educada)! Me senti peona por um momento por preferir comer com a mão, mas logo passou essa sensação e pensei que somos melhores!!kkkkkkk


As ultimas dicas são mais gerais.
Nona dica: se não gosta de vinho, beba um pouco! Diga que não é muito fã e fale que só vai provar. Se for durante a noite, dê a desculpa de que esta muito cansado e o vinho não vai fazer muito bem. E se for durante o dia e estiver muito quente fale que vai beber só um pouco por causa do calor.
Décima dica: quando se esta muito tempo na casa eles te dão guardanapos de pano e um negocinho de madeira para guarda-lo, isso serve para diferenciar a quem pertence cada guardanapo, pois enquanto você estiver nessa casa será este o seu guardanapo em TODAS as refeições.
Dica nº 11: a louça é lavada na máquina de lavar louça, então as vezes ela fica suja, então não tenha vergonha e de for educada peça para trocar, quando chegar a outra veja na hora se esta suja, caso esteja peça para trocar novamente, ou agüente firme e a use!
Ultima dica: depois de cada refeição peguem um pedaço de pão e passem no prato para limpa-lo, durante a refeição o pão serve para juntar a comida, ou seja, ele faz a função da faca em juntar a comida. Deve-se limpar o prato para que ele esteja pronto para a próxima refeição e nunca deixe comida no prato!!! Salvo se for algo incomivel!

À Bientôt
D.

Ps: férias no campo = nd para fazer= posts enormes!!

5 comentários:

  1. EW! imaginei Sarkozy e a Carla Bruni comendo...e olha que é país de primeiro mundo heim...francamente!!

    humf

    vo ali comer pastel com a mão, beijos.

    ResponderExcluir
  2. DEFINITIVAMENTE eu ADORO o Brasil
    Pq paaara né?!
    cooomo que não tem arroz e feijão e ainda tem essas coisas estranhíssimas?
    EWW
    Louça suja?
    Lava-louças
    Peixe?
    eeeca vinte vezes

    D. precisando é só pedir uma encomenda de feijão com arroz que a gente manda (Y)
    vc faz escondido e do seu jeito dá nada
    AUSIHSIUHSIUSHASIUAHSIUHSIUSHAUSIHA

    Vou ali comer pizza, beijos xD

    ResponderExcluir
  3. Denise querida, como tá aí na frança??
    hahaha, muuito legal o blog de voces ^^
    beijo,
    caio - condomínio (;

    ResponderExcluir
  4. Kkkk adorei as dicas, são realmente muito úteis, pq sempre que vejo: 'dicas para quando estiver na França' (ex), é sempre surreal, tipo algo que dificilmente irei usar ¬¬, mas como se cortar o melão(sem ironia, de verdade), é bem legal!!!
    Adoro seus posts.

    =]

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ded's, vou admitir. Na hora do melão, não entendi naaaaaada!
    Mas, ainda bem que vc nos deu essas dicas. Já vi que quando eu for pra Paris, vou passar fome durante grande parte do jantar!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Gostei da caixa de corneto custar 1,80 euros. Acho que iria viver de sorvete!
    kkkkkkkkkkkkkkk

    Beijo Ded's e continua fazendo esses como sobreviver a Europa que tá maaaaaara!
    ^^

    ResponderExcluir