30 julho 2009

Ser ou não ser profissional? Eis a questão!

Careca de saber que temos que virar uma universitárias focadas que agem profissionalmente, resolvemos discorrer sobre o assunto, porque né?! Como vc deixa de ser uma jovem serelepe de Ensino Médio e vira profissional do dia p. noite? [Se descobrir, avise-nos, beijos]
Primeiro de tudo, o que é ser profissional?

- É agir de forma Ética [ainda não pegamos essa matéria :x].

- Se vestir de forma adequada, manter a aparência sempre de acordo com a do local que está frequentando é super válido.

- Usar um vocabulário que esteja de acordo com as necessidades do momento [Normalmente, não se usa gírias e nem nada do gênero no ambiente de trabalho. FikDik].

- Ser organizado, pelo menos no ambiente de trabalho [Nem td mundo consegue isso em casa xD]

- Estar sempre atualizado [Leia-se: Saber as coisas que acontecem no mundo, e principalmente as inovações que surgiram na área em que vc trabalha].

- Estudar bastaante. [Colega, não é só pq vc se formou que os livros vão sumir da sua vida. Agora é que vc vai ver o que é bom p. tosse :x]

Enfim, acho que se você conseguir contrabalancear tudo isso, tem chances de pelo menos tentar entrar no mercado de trabalho e dar início a sua carreira, seja lá em qual área for [Nós de RI sabemos o quão difícil é começar a vida pós universidade... Mas ainda temos quatro semestres pela frente xD].

Na faculdade, os professores cobram profissionalismo e maturidade de nós o tempo todo e eu entendo bem as razões deles, afinal essa é a hora de chamar os jovens deslumbrados para a realidade. Todo mundo acha que quando entra na faculdade a vida é só glamour e festa, mas na verdade é muita ralação, pq é a hora de virar responsável, ao contrário do que a maioria pensa... Talvez seja por isso que a juventude de hj anda tão mal falada. Mas dá nada, no fim todo mundo amadurece e vira gente. Uns mais rápido outros nem tanto. O importante, nesta equação é o resultado final e não as parcelas em si.

Acho que é muito mais fácil exigir profissionalismo de alguém do que realmente tê-lo. Quantas vezes vc vê aí pessoas que se acham as éticas, as responsáveis, as capazes e na realidade não conseguem nem ao menos receber críticas quanto a forma que estão desenvolvendo o seu trabalho? Milhares... Ser um bom profissional, é saber ouvir e também não deixar que opiniões pessoais interfiram no andamento do seu trabalho. Não tô dizendo que tem que separar o pessoal do profissional, até pq eu acho que é impossível, pq vc é uma única pessoa. Mas é saber separar os problemas pessoais do ambiente de trabalho, pelo menos.

Uma coisa super importante: Não deixem o trabalho virar sua procupação nº um em todos os momentos, não se esqueça de que vc tem família e amigos que podem te ajudar em tempo integral, até mesmo com conselhos sobre a melhor forma de agir em determinadas querelas profissionais. Se vc ficar sem um trabalho vc batalha p. arranjar outro, mas sem a família e os amigos vc não é nada mais do que um ser solitário.
Em busca do profissionalismo:
NemMeLigue
A.

2 comentários:

  1. kkkk
    Gostei! Foi uma forma bem divertida de falar sobre profissionalismo... o final tem tudo a ver com o que tem acontecido por aí... Adoro!!!
    Beijos e... talvez me ligue (se for pra chamar pra uma festa e tal..:-)

    ResponderExcluir
  2. Que post bacana A.
    Vc se supera a cada texto =D

    Essa é uma questão interessante mesmo. Algumas pessoas pensam que profissionalismo vem junto com o diploma, ledo engano!

    efusivo abraço!

    ResponderExcluir