21 agosto 2009

Criatividade Mode ON


A obra é do artista plástico Jorge Méndez que era patrocinada pelo CAB, organismo de integração criado em 1970 que tem 12 países ibero-americanos como membros, e que depois acabou decidindo cancelar a exposição.

Os convites da mostra apresentavam Chávez vestido como Chapolin Colorado, personagem criado pelo humorista mexicano Roberto Gómez Bolaños na década de 1970. Em entrevista a um site local, o artista disse que proibir a obra foi um equivoco, alegando que a exposição não foi totalmente vista. Segundo ele, a direção do instituto cultural não prestou atenção em todos os elementos estilísticos da obra, e olharam apenas o lado político.

O artista explicou que a mostra "Halloween" era formada por várias instalações e um vídeo, em que convocava uma festa com diferentes personagens da vida política colombiana e internacional. "A obra não se refere a Hugo Chávez, já que não é o protagonista na festa de Halloween. Todos estão disfarçados de seu personagem correspondente em uma metáfora de cada personagem com o imaginário cultural de cada um", contou Jorge Méndez.

Em um quadro de art pop da mostra, de Richard Hamilton, dançam os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez; do Equador, Rafael Correa; da Colômbia, Álvaro Uribe, e dos Estados Unidos, Barack Obama. Chávez, como Chapolin Colorado, aparece ao lado de Correa, disfarçado de outro personagem da série "Chaves", Quico, enquanto Uribe entra em cena vestido de zelador e Obama, de Papai Noel.

O cantor americano Michael Jackson dança com todos eles vestido como um esqueleto. Até o momento, o CAB não explicou as razões que o levou a vetar a instalação da obra de Méndez.

*estadão.com.br

Eu colocaria esse quadro no meu quarto.Genial!
C.

6 comentários:

  1. Bem...é legal e tals, mas eu não colocaria no0 meu quarto hgayagygahauhuauauauh, não mesmo!!!
    Povo betsa né ..tanto de coisa importate e fica de besteira com obras e tals

    ¬¬


    Beijinhos

    Por Samara Correia

    ResponderExcluir
  2. Ahhh qual é Samaara!
    Foi uma sacada
    AUISHAISUHSUISHASIUHSIUHSIUSHASUIHA

    Eu colocaria na sala da minha casa p. tdo mundo ver o Chavezlim colorado
    AUISHASIUHASIUHSAIUSHSIUAHSIUHSAIUSHUISHAH

    Eu riii x]

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Sou a Samara Andressa, prazer.
    Achei bem legal a sua postagem, mas também concordo com a Samara, não colocaria essas fotos na minha casa.
    Prazer em conhecê-las.

    :)

    ResponderExcluir
  4. Ameiiiii!!!!!kkkkkkkkk!!!! colocaria com certeza na parede do meu quarto!!!!! amaria ainda mais ter a foto q tem todos! ia ser otimo!!!

    D.

    ResponderExcluir
  5. Mimo pra vcs lá no Blog
    =D

    Beijinhos

    Por Saamara Correia

    ResponderExcluir
  6. Ahhh e quem disse que Chavez é tido como chapolin?! Longe disso, longe "de quem poderá me defender?" Affs Eu odeio com todas as forças esse Chavez aí. E essa foi uma metáfora infeliz. O Hugo Chavez não passa de um chato, aproveitador e metido a poderoso!

    Falei e disse!

    =*

    ResponderExcluir